Texto: Marcos Anubis
Fotos e revisão: Pri Oliveira

A banda curitibana se apresentou pelo segundo ano consecutivo no Festival Crossroads Dia Mundial do Rock



A The Secret Society reúne três músicos curitibanos com uma história marcante na cena da capital paranaense: Guto Diaz (baixo e vocal), Fabiano Cavassin (guitarra) e Orlando Custódio (bateria). Nos anos 1980, Guto integrou o Epidemic, uma das primeiras bandas de Thrash Metal curitibanas. Já na década seguinte, Fabiano fez parte do Abaixo de Deus, grupo que participou da lendária coletânea “Vampiros de Curitiba” (1990).

Após o fim das duas bandas, ainda no início dos anos 1990, os três criaram o Primal, grupo que incorporava elementos do Rock Industrial com influências do Nine Inch Nails, do Tool e do Einstürzende Neubauten. Com tantos projetos construídos juntos, a química entre os três músicos leva invariavelmente à qualidade em todos os projetos dos quais eles participam.

Nesse sábado (13), na 2ª edição do Festival Crossroads Dia Mundial do Rock, que aconteceu na Usina 5, em Curitiba, o público que não conhecia o som da The Secret Society pôde ter uma ideia da experiência musical e visual que a banda procura proporcionar.

O trio, reforçado por Luciano Nunes (teclado), abriu o show com “Deciduous”, “Beyond the gates” e “Fields of glass”. Como a apresentação aconteceu no Palco Budweiser, o principal do evento, o grupo conseguiu mostrar todos os elementos que fazem parte do conceito do som da Secret.

Entre eles, um dos mais interessantes é a união das músicas com a parte visual. Durante o show, essa conexão surge por meio da exibição de imagens que retratam temas que envolvem a mística das sociedades secretas ao longo dos séculos. Em “Mephistofaustian transluciferation”, por exemplo, uma imagem gigante da máscara mortuária do faraó Tutancâmon criava um clima de mistério conectado com a letra da música.

Musicalmente, as influências do grupo vêm de bandas como o Killing Joke, o The Cult e o Paradise Lost. Elas geram um som denso, com guitarras repletas de delay e peso, e uma cozinha de baixo e bateria que se complementam. Sob essa base, um vocal raivoso que também tem momentos melódicos e letras que abordam a morte, a melancolia e a solidão.




“Da pulsação primal até a última pá de sujeira”

Um dos pontos altos do show foi “The architecture of melancholy”, uma obra-prima tanto musicalmente quanto liricamente. A canção/clipe, que foi o primeiro single lançado pelo grupo, retrata bem a maneira com que Guto aborda o texto nas músicas do grupo. O setlist do show teve “The final cut”, que será o próximo single a ser lançado pela banda, “The rites of fire” e “Rubicon”.

A The Secret Society encerrou o show com uma versão para “Cry for love”, de Iggy Pop. “Pra nós, foi uma honra participar novamente do Festival Crossroads do Dia Mundial do Rock! A organização ofereceu às bandas e ao público uma estrutura de primeira com uma equipe superprofissional. Tocar no palco principal nos proporcionou a oportunidade de levar o show completo da The Secret Society. Utilizamos nossa própria equipe e assim pudemos levar nosso backline, iluminação e as projeções que já são características do show da banda. Fizemos um grande show, tocando músicas já conhecidas e algumas novas que estarão no nosso primeiro álbum, com previsão de lançamento para setembro. O público, apesar de pequeno devido ao horário e à concorrência com o cover, foi super-receptivo. Sempre é uma missão e uma responsabilidade enorme levar um trabalho autoral para um público que, na grande maioria, não está acostumado a ouvir e consumir trabalhos autorais. As bandas que lá estavam representando essa cena, que sabemos que em Curitiba é grande e extremamente profissional (eu poderia citar centenas de artistas), estão de parabéns por serem resistentes em um mercado que ainda precisa aprender muito a consumir e valorizar as suas produções locais”, finaliza Guto Diaz.

A visão profissional com que Orlando, Fabiano e Guto tem procurado construir a carreira vem dando frutos rapidamente. No dia 28 de julho, por exemplo, a The Secret Society fará a abertura do show do Angra no Templo Music, em São Paulo. A apresentação aconteceria no dia 8, mas acabou sendo transferida por causa da morte do vocalista Andre Matos. Já nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro, o trio abrirá os shows do The Sisters of Mercy em Brasília (Toinha Brasil Show), em Curitiba (Ópera de Arame), em São Paulo (Tom Brasil), e no Rio de Janeiro (Vivo Rio). Além dos shows no Brasil, os curitibanos também abriram os shows do Sisters no dia 14 e 16 de novembro em Santiago e na Cidade do México. Já no dia 20 de outubro, a The Secret Society abrirá o show da cantora Tarja Turunen, ex-Nightwish, também na capital chilena.

Assista ao vídeo da música “The architecture of melancholy”, gravada ao vivo no show da The Secret Society no Festival Crossroads Dia Mundial do Rock e veja também o álbum de fotos da apresentação.

aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”).

Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias). Se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no TwitterInstagram e Facebook.

The Secret Society - Festival Crossroads Dia Mundial do Rock - 13/07/2019