Texto: Marcos Anubis
Revisão e fotos: Pri Oliveira

Começo dos anos 1990. Na esteira do sucesso do Nirvana e do Grunge, as rádios rock da época, entre elas a saudosa Estação Primeira, em Curitiba, começam a levar ao ar outras bandas que se associavam ao estilo. Um desses grupos também vinha de Seattle, o berço desse estilo, e tinha acabado de lançar um álbum que se tornaria uma das pérolas da época.

“Badmotorfinger” (1991), do Soundgarden, tinha a ferocidade do Grunge, mas de forma nenhuma se limitava a isso. Kim Thayil (guitarra), Ben Shepherd (baixo) e Matt Cameron (bateria) eram excelentes músicos e incorporavam várias influências em suas composições, do Heavy Metal à psicodelia.

Mas o que chamava ainda mais a atenção no Soundgarden era o seu vocalista: dono de um alcance vocal impressionante, Chris Cornell se destacava entre todos os vários bons cantores da época, como por exemplo, o frontman do Alice in Chains, Layne Staley.

Nessa sexta-feira (9), Chris Cornell se apresentou na Ópera de Arame e reviveu alguns momentos fantásticos de sua carreira. O setlist do show, que faz parte da “Higher Truth Tour”, teve músicas de sua carreira solo e das três principais bandas pelas quais ele passou: Soundgarden, Temple of the Dog e Audioslave. Leia neste link a cobertura completa.