Texto: Marcos Anubis
Revisão e tradução: Pri Oliveira
Foto: Reprodução/Facebook Frantic Flintstones - Jane Doe

frantic

Chuck Harvey é uma daquelas figuras impagáveis. No palco ou fora dele, o vocalista do Frantic Flintstones esbanja simpatia e bom humor. Esse estilo “boa praça”, aliado à sua história com um dos mais importantes grupos da cena Psychobilly, faz que ele seja admirado e, principalmente, respeitado.

Chuck e sua banda estão de malas prontas para o Brasil. No próximo dia 8 de fevereiro, o Frantic Flintstones se apresenta no Curitiba Rock Carnival. O evento acontece de forma paralela ao Psycho Carnival e será realizado no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba.

“O Brasil é a minha segunda casa, cara!”

A viagem é uma espécie de “volta ao lar”. Isso porque há muito tempo Chuck mantém uma relação muito carinhosa com Curitiba, onde tem vários amigos da cena Psycho. “É uma honra ter esses bons amigos. São muitos para mencionar, mas nós sabemos quem nós somos. E também existem aquelas pessoas que não são tão ‘chegadas’, que nos encontram nos bares e nas ruas e apenas dizem ‘Oi, Chuck, como vocês estão?’. Eu amo Curitiba, eu amo o Brasil”, afirma.

Essa admiração por Curitiba se explica porque Chuck morou na capital paranaense entre 2007 e 2008. “Eu vivi aí por algum tempo e tive algumas grandes experiências. Conheci algumas das melhores pessoas e já tive o prazer de curtir com o ‘Psycho Samba’. Eu mal posso esperar para voltar e festar muito! Vamos ficar loucos!”, afirma. Na capital paranaense Chuck montou o Crack Pipes ao lado do baixista do Sick Sick Sinners, Mutant Cox.

Além da estreita relação com a capital paranaense, Chuck também mantém laços de amizade no interior do Paraná e em outras cidades do país. “Eu tenho amigos em Londrina, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Eu amo relaxar e me distrair em festas no Rio. Eu amo as pessoas, as diferentes culturas e, é claro, a comida. O Brasil é a minha segunda casa, cara! Quando eu morrer eu vou voltar para o Brasil, mas, é claro, Curitiba está muito, muito próxima do meu coração”, diz.

“O Psycho Carnival é um festival que você tem que ir”

Chegando à sua 17ª edição, o Psycho Carnival vem se tornando um dos principais festivais do mundo dentro da cena Psycho. A maior prova disso é a percepção que os estrangeiros têm do evento. “Ao longo dos anos, mais e mais pessoas estão falando sobre ele. É um festival que você tem que ir. Ele está no calendário Psycho, juntamente com a festa da Espanha, o Psychomania em Potsdam na Alemanha, o Bedlam Festival no Reino Unido, o Long Beach Psyclone em Los Angeles, etc. Para as pessoas na Europa que ainda não foram, é um lugar exótico com muitas coisas para se fazer”, conta Chuck.

O Frantic Flintstones nasceu em 1986 e aos poucos foi se tornando um dos alicerces do movimento Psychobilly. Em 2013, já consolidada como uma das bandas mais importantes do estilo, eles fizeram um dos melhores shows daquela edição do Psycho Carnival. “Foi o ponto alto daquele Psycho Carnival – pura festa! O que eu mais me lembro é dos fãs e amigos do Frantic Flintstones. Eles estavam muito bem lá. A atmosfera foi inigualável. Eu, pessoalmente, acho que nós temos os melhores fãs do mundo. Foi uma noite muito especial”, relembra.

Essas lembranças ainda são muito fortes e alimentam o desejo que o grupo tem de repetir a dose nesta edição. “Eu espero que possamos trazer a casa abaixo neste Carnaval. Eu acho que cada um de nós quer terminar com uma nota alta – Oh, yeah!”, complementa. Outro fator, desta vez inusitado, ainda está bem vivo na memória de Chuck. “Eu também acho que aquele foi a porra de show mais quente que nós já fizemos –  sauna do inferno!”, diz.

A participação no Rock Carnival 2014 e os planos para 2016

No ano seguinte, em 2014, Chuck deu uma canja no show que o The Sharks fez no Rock Carnival, cantando a música “Burned ‘n’ Turned”. O evento costuma reunir várias tribos e pessoas que necessariamente não estariam em um show de Psychobilly.

Por causa disso, a forma respeitosa com que Chuck foi tratado por todo o público, não só pelos membros da cena psycho, também marcou a vida do vocalista. “Aquilo foi uma explosão! Era em um lugar realmente legal, com um grande público diferente que queria festa e se divertir”, relembra.

O momento se tornou ainda mais especial por causa da amizade que Chuck mantém com os integrantes do The Sharks. “Eles são muito amigos meus, especialmente o Alan Wilson. Nós fomos e ainda somos parceiros através dos anos, então, pra mim, foi ótimo ter sido convidado a me juntar a eles no palco para um número” complementa.

Além de prepararem o show que farão em Curitiba no começo de fevereiro, Chuck e seus companheiros – Manny Chico Anzaldo (guitarra), Ramone Goat (bateria) e Thomas Fantomas (baixo) –  também estão trabalhando em um novo álbum. “Por duas vezes ele já esteve próximo de estar terminado, mas, por causa da ‘surpresa, surpresa’, a ‘maneira Frantic Flintstones’, vamos dizer, não tem sido fácil. Eu e o Manny temos todas as músicas escolhidas. É apenas uma questão de juntar isso agora, e nós encontramos a melhor das soluções. Isso permanecerá meio em segredo, por enquanto”, conta. “O conceito/nome do álbum já mudou três vezes. Neste momento ele se chama ‘Tijuana Gas Mask’. Uma faixa está pronta, o resto ficará pronto muito em breve”, complementa. Os planos do Frantic Flintstones para 2016, além do trabalho no novo álbum, incluem uma turnê nos Estados Unidos e também shows em festivais na Europa.

Na sua apresentação no Rock Carnival, no dia 8 de fevereiro, e também durante o Psycho Carnival no Jokers Pub, o Frantic Flintstones venderá seus materiais de divulgação, entre eles CDs, camisetas e vinis. “Como um pequeno agradecimento, pois o Brasil tem sido como família para nós, vamos vender tudo muito, muito barato. Então, tudo bong, tudo bang! Stay Psycho! Vejo vocês em breve!”, finaliza.

Os ingressos para o evento são limitados e podem ser adquiridos no site da Ticket Brasil. Em Curitiba os bilhetes também estão à venda nas lojas Dr. Rock Centro (Shopping Metropolitan, Praça Rui Barbosa, 765, loja 4, Centro), Dr. Rock Jardim (Shopping Jardim das Américas, Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, Loja 73-B, Piso 1, Jardim das Américas) e na Túnel do Rock (Rua XV de Novembro, 74, Centro).  Em São Paulo os ingressos estão à venda na Galeria do Rock (Av. São João, 439, 3º andar, loja 402) e em Blumenau na Blu Rock (Rua Dr. Amadeu da Luz, 132, Centro).