Texto: Marcos Anubis
Fotos: Camila Kovalczyk

PrimeRock_2019_JotaQuest_2

Poucas bandas brasileiras são tão enraizadas no Pop quanto os mineiros do Jota Quest. Mesmo usando elementos do Soul, do Rock e até da Disco Music, a banda filtra essas influências de uma maneira na qual as canções adquirem uma inconfundível roupagem pop. Seguindo essa linha de trabalho, o grupo conseguiu criar alguns dos maiores sucessos das últimas duas décadas na música brasileira, como “Fácil” e “Dias melhores”.

Esse currículo fez com que o Jota Quest se apresentasse na 2ª edição do festival Prime Rock Brasil, que aconteceu no sábado (7) na Pedreira Paulo Leminski, ao lado de alguns dos maiores nomes da história do Rock brasileiro. Essa foi a segunda vez que a banda tocou no evento em Curitiba pois, em 2018, o grupo fez parte do lineup de estreia do festival.

PrimeRock_2019_JotaQuest_6

Essencialmente belas melodias e simplicidade

Rogério Flausino (vocal), Marco Tulio (violão), PJ (baixo), Márcio Buzelin (teclados) e Paulinho Fonseca (bateria), acompanhados por Pedro Cassini (violões), além de Play e Tibless (backing vocals), abriram o show com “Dias melhores”, “Na moral” e “Tempos modernos”, versão da banda para o sucesso de Lulu Santos. O setlist ainda teve músicas de várias fases da carreira do JQ, como “Amor maior” e “Dores do mundo”.

Na grande maioria das canções, como na belíssima “O Sol”, o Jota Quest procura passar uma mensagem de positividade nas letras. Já na linha de frente da banda, PJ é um dos melhores baixistas do país e constrói todas as levadas suingadas das músicas do grupo. Melodicamente, Marco Túlio é um guitarrista criativo e, ao mesmo tempo, minimalista, pois nas construções harmônicas ele não comete exageros técnicos na execução de solos sem fim. A ênfase é na harmonia, no resultado final das músicas tocadas em conjunto.

Esse cuidado com a simplicidade nas composições, aliado a precisão de Paulinho Fonseca e ao vocal Soul Music de Flausino, compõem uma trajetória de 23 anos que é marcada por grandes sucessos. No palco, a sinergia com o público fica evidente, principalmente nas grandes baladas da banda. Um exemplo dessa conexão com os fãs aconteceu em “Hoje”, quando Flausino e Túlio sentaram na beira do palco e deixaram a multidão cantar a canção, sob a luz dos celulares iluminando a Pedreira.

“Do seu lado” encerrou o show. Confira o vídeo de “Encontrar alguém” gravado ao vivo na apresentação do Capital Inicial na Pedreira Paulo Leminski e veja o nosso álbum de fotos do show.

Jota Quest - Prime Rock Brasil - Pedreira Paulo Leminski - 7/12/2019