Texto: Marcos Anubis
Foto: Léo de Freitas

glaucos

Uma pesquisa inédita sobre o contrabaixo brasileiro, passando por criações de dezenas de baixistas e suas obras mais representativas para traçar um perfil cronológico do desenvolvimento do instrumento, desde o início do século XX até os dias de hoje. Essa foi a proposta que gerou ‘Levadas Brasileiras”, livro que o contrabaixista, músico, arranjador, compositor e professor paranaense Glauco Sölter apresenta ao público durante a 37ª Oficina de Música de Curitiba. No evento, Glauco também vai ministrar um workshop gratuito. O lançamento será no dia 22 de janeiro (quarta-feira) às 14h, no Auditório Tristão de Ataide, que fica no térreo do prédio amarelo da PUC -PR.

Foi justamente nos workshops que costuma ministrar que Sölter foi se dando conta da lacuna que levou à gestação do livro, que sai pela editora Ás Editorial. A publicação começou a tomar corpo há quatro anos, mas é resultado dos 30 anos de vivência e observações do músico, que durante as aulas e conversas com os alunos percebeu a inexistência de informações sobre a história do baixo. “Comecei a me perguntar como colaborar com os estudantes”, diz.

glau

Aulas e histórias

Sölter selecionou alguns grandes contrabaixistas da MPB e, nas gravações de grandes clássicos, dissecou as interpretações desses artistas, transcrevendo e comentando 80 linhas ou “levadas” de contrabaixo. Com prefácio do trombonista Raul de Souza, revisão técnica das partituras do clarinetista, arranjador e professor Sérgio Albach e ilustrações de Luiz Antonio Solda, a publicação terá partituras acompanhadas de um breve histórico de cada contrabaixista e comentários sobre as particularidades da interpretação.

“Levadas Brasileiras” traz 80 pequenas aulas de baixo com informações dispostas em 210 páginas. “Foi uma loucura fazer a seleção, porque é uma riqueza tão grande. Tentei escolher pela relevância histórica do estilo, obras e autores mais representativos, levando em conta também o reconhecimento nacional e internacional. Algumas curiosidades e também preferências minhas, afinal, escolhas precisam ser feitas, também pesaram”, explica. “Corro o risco de algum mestre ter ficado fora, mas quis evitar que se tornasse em método chato, quis fugir de fazer um catálogo”, complementa. O livro também traz um QR Code que dá acesso aos vídeos do projeto, que foi realizado com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, viabilizada pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Curitiba.

Glauco Sölter nasceu em Cascavel (PR). Atualmente vive em Curitiba e também em São Paulo. Toca e grava regularmente com diferentes trabalhos e artistas no Brasil e exterior. Há mais de 15 anos acompanha o grande trombonista Raul de Souza e tem um trabalho autoral composto por quatro CDs, além de fazer parte dos grupos Mano a Mano Trio, Duo Bandolaxo e Projeto Cataia (com Arismar do Espírito Santo).

Já trabalhou com vários músicos, entre eles, João Bosco, João Donato, Ron Carter, Badi Assad, Richard Bona e Toninho Horta. Frequentou a Berklee College of Music, em 1999. Antes, Glauco já tinha tocado com o trio formado por ele no Montreux Jazz Festival e lançado nacionalmente um CD com o grupo de música instrumental NaTocaia. Atua também como professor, arranjador e produtor cultural.

O livro estará à venda no local por R$ 40 e, em breve, ele será disponibilizado no site da editora e nas livrarias. A PUC-PR fica na Rua Imaculada Conceição, 1155, no Prado Velho.

Se você gosta do nosso trabalho, entre no site Catarse (no link abaixo) e assine o Cwb Live pela quantia que você achar justa. O seu apoio faz com que possamos continuar na ativa, produzindo conteúdo e mantendo o nosso jornalismo musical de maneira independente.