Texto: Marcos Anubis
Revisão: Pri Oliveira
Foto: Andréa Rêgo Barros

4.3 MACIEL SALÚ - Foto Andréa Rêgo Barros

O cantor, compositor e rabequeiro pernambucano Maciel Salú se apresenta no dia 12 no Espaço Fantástico das Artes. Salu é filho do Mestre Salustiano e vem de uma família de artistas. Em 1995, no auge do Manguebeat, ele fez parte da banda Chão e Chinelo. Em 2002, Salú integrou o grupo DJ Dolores & Orchestra Santa Massa, que ganhou um BBC Awards, um Prêmio Tim (melhor álbum) e o Prêmio Multicultural Estadão.

Em 2003, o músico iniciou a sua carreira solo. Com o seu trabalho autoral, ele participou do Ano do Brasil na França (2005), do Projeto Pixinguinha (2007) e do Europalia Brasil (2010). Além disso, Salú estabeleceu parcerias com grandes músicos e artistas, entre eles Chico César, Jorge Du Peixe (Nação Zumbi), Siba, Jam da Silva, Isaar, Carmélia Alves e Luiz Paixão. Maciel Salú também participou da Cerimônia de Encerramento das Olimpíadas Rio 2016, ao lado da Orchestra Santa Massa. Atualmente, além do seu trabalho solo e com a Orchestra Santa Massa, Salú integra a Orquestra Contemporânea de Olinda, que já foi indicada a importantes prêmios. Entre eles, estão o Prêmio da Música Brasileira (2009) e o Grammy Latino (2010), onde concorreu na categoria Melhor Álbum de Música Regional Brasileira.

Já no dia 13 de novembro (segunda-feira), Maciel Salú apresentará a palestra A arte transforma – Maciel Salú, sua rabeca e trajetória dos terreiros para o mundo”, com entrada gratuita. No evento, o artista falará sobre a cultura popular pernambucana e as diversas experiências vividas durante os seus 22 anos de carreira. O encontro acontecerá no SEPT/Universidade Federal do Paraná (Rua Dr. Alcides Vieira Arco-Verde, 1225, Jardim das Américas) às 14h30.

Os ingressos para o show do dia 12 custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia) e serão vendidos na hora. A bilheteria abre às 18h. O Espaço Fantástico das Artes fica na (Alameda Princesa Izabel, 465, bairro São Francisco).