Texto: Marcos Anubis
Foto: Reprodução Facebook Pantera

vinnie paul

O ex-baterista da banda norte-americana Pantera, Vinnie Paul, faleceu nessa sexta-feira (22). A informação está na página oficial da banda no Facebook, mas ainda não existem maiores informações sobre a causa e as circunstâncias da morte.

Vinnie tinha 54 anos e, atualmente, integrava a banda Hellyeah. Bebendo em fontes como Bill Ward e John Bonhan, Vinnie tinha um estilo pesado e, ao mesmo tempo, cadenciado, que o tornaram um dos melhores e mais criativos bateristas de sua geração.

Em 1981, ao lado de seu irmão, o guitarrista Dimebag Darrell, ele fundou o Pantera. A banda alcançaria grande sucesso na década de 1990, já com Rex Brown (baixo) e Phil Anselmo (vocal). A partir dos álbuns”Cowboys From Hell!” (1990)  e “Vulgar Display Of Power” (1992), o Pantera estabeleceu uma sonoridade que seria copiada por incontáveis bandas, até hoje.

Impulsionado, também, por clipes muito bem feitos que rodavam regularmente na programação da MTV, o grupo criou músicas que se tornaram clássicos do Heavy Metal, como “Cowboys from hell”, “Walk”, “Mouth of war”e “Cemetery gates”. O último disco do Pantera foi “Reinventing the Stell” (2000). A banda acabaria logo em seguida com a saída de Phil Anselmo, que resolveu se dedicar aos seus projetos paralelos.

Após o fim do Pantera, no ano seguinte, Vinnie e Dimmebag formaram o Damageplan, que lançou apenas um álbum, “New Found Power” (2003). A banda existiu até 2004, quando o guitarrista foi foi baleado e morto no palco durante um show em na cidade de Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.

Desde 2006, Paul era o baterista do supergrupo Hellyeah, onde tocava ao lado de Chad Gray (vocal), Tom Maxwell e Christian Brady (guitarras) e Kyle Sanders (baixo)

O Hellyeah lançou cinco álbuns: “Hellyeah” (2007), “Stampede” (2010), “Band of Brothers” (2012), “Blood for Blood” (2014) e “Unden!able” (2016).

Mais informações em breve.