Texto: Marcos Anubis
Fotos e revisão: Pri Oliveira

stanley jordan

Poucos músicos no mundo podem ser considerados inovadores por terem criado uma forma de tocar totalmente diferente do usual. O guitarrista norte-americano Stanley Jordan está nessa pequena lista. Jordan toca a guitarra como se fosse um piano, usando as duas mãos no braço do instrumento. Jordan foi acompanhado pelo Dudu Lima Trio que, além do baixista, conta com Ricardo Itaborahy (piano, teclados e vocais) e Leandro Scio (bateria e percussão).

No início, o trio começou a apresentação com uma genial interpretação de “Suite Bituca”. na sequência, Stanley entrou no palco ao som da belíssima “Clube da esquina II”. A música é uma das geniais composições da MPB e, executada com a técnica de Jordan, ficou ainda mais emocionante. A técnica do norte-americano, criada e desenvolvida por ele próprio, é impressionante. Jordan toca a guitarra como se fosse um piano, usando as duas mãos nos braços do instrumento.

Dessa forma, a gama de notas e acordes que ele consegue tocar praticamente ao mesmo tempo é inacreditável. Um belo exemplo é a versão que o guitarrista fez para “Eleanor Rigby”, dos Beatles. O setlist ainda teve “Partido alto”, canção do Azymuth, e “Space Jazz”, do próprio Stanley.

Você pode ler neste link a cobertura completa do show.

Stanley Jordan e Dudu Lima Trio - Festival BB Seguros de Blues e Jazz - Museu Oscar Niemeyer - 26/5/2018