Thedy Corrêa e Sady Homrich, quase três décadas juntos no Nenhum De Nós

Thedy Corrêa e Sady Homrich, quase três décadas juntos no Nenhum De Nós

 

Texto e vídeos – Marcos Anubis

Revisão e fotos – Pri Oliveira

 

A banda gaúcha Nenhum de Nós fez um pocket show no Shopping Curitiba, na última quarta-feira (29), dentro do Trajeto Lumen Ao Vivo. O dia acabou sendo marcado de forma triste para os curitibanos, que viram os que constroem o futuro da nação, os professores, serem tratados de forma medieval como bandidos pelo governo do estado. Por conta da barbárie, a apresentação dos gaúchos ofereceu alguns momentos de alento para a alma ferida de cada um dos cidadãos da capital paranaense.

 

O show

 

Quase 30 anos após o lançamento de seu primeiro álbum, “Nenhum De Nós (1987), o grupo mostrou que sobreviveu ao tempo e às modas Pop cada vez mais passageiras. Thedy Corrêa (vocal), Veco Marques e Carlos Stein (guitarras), Sady Homrich (bateria) e João Vicenti (acordeon e teclados) abriram a apresentação com “Amanhã Ou Depois”. Após um breve diálogo com a apresentadora e com a plateia, Thedy anunciou a música que colocou o NDN no cenário da música nacional em 1987: “Camila, Camila”.

O vocalista, aliás, é uma das figuras mais inteligentes do Rock nacional. Articulado e ponderado, ele respondia com simpatia a todas as perguntas do público e da apresentadora do Trajeto Lumen Ao Vivo, estabelecendo uma relação bem intimista com os fãs. É justo ressaltar que o projeto mantido pela rádio Lumen FM é uma iniciativa extremamente válida, pois traz artistas de qualidade para se apresentarem gratuitamente em um local aberto a qualquer tipo de público.

A importância cultural desse tipo de ação é enorme pois permite que as pessoas tenham acesso a outro tipo de música produzida no Brasil, fugindo da mesmice comercial que tomou conta das rádios nacionais desde a metade dos anos 1990. Formar gerações de ouvintes que saibam separar o joio do trigo é uma atitude que merece todos os elogios.

Público lotou o Shopping Curitiba para assistir ao Nenhum De Nós

Público lotou o Shopping Curitiba para assistir ao Nenhum De Nós

 

Na sequência do show, entre um papo e outro, a banda tocou “Julho de 83”, “Você Vai Lembrar De Mim”. “Extraño”, “Vou Deixar Que Você Se Vá” e “Santa Felicidade”. Na parte final o Nenhum de Nós apresentou “O Astronauta De Mármore”, a sua versão para “Starman” do Camaleão David Bowie, que se tornou um dos grandes sucessos da carreira da banda.

Na última canção, “Paz E Amor”, mesmo de forma inconsciente o público foi levado ao cenário dantesco que estava se desenrolando no Centro Cívico. “Flores na cabeça. Nossos pés descalços. Nossa vida toda de paz e amor”, cantava Thedy.

Infelizmente, naquele momento, a letra da música soava como uma realidade distante, pois no mesmo instante o governo do Paraná massacrava os professores paranaenses de forma covarde, como se ainda estivéssemos nos anos de chumbo da ditadura. Na verdade, será que algum dia nós saímos dela?

Diante de todas as mazelas do ser humano, notadamente a busca pelo poder e o mau uso dele, a música acaba sendo uma das poucas válvulas de escape para os que possuem sensibilidade. Na triste e vergonhosa tarde de 29 de abril, coube ao Nenhum de Nós trazer alguns momentos de poesia e alma para nós, paranaenses. Veja o nosso álbum de fotos e duas música da apresentação: “Camila, Camila” e “Paz E Amor”.