MysteryTrio_BA_Andre Nisgoski

Mystery Trio, tradição curitibana no Psycho Carnival (Foto – Andre Nisgoski)

 

Uma das atrações locais da 16ª edição do Psycho Carnival, que começa no próximo dia 13 no Espaço Cult, em Curitiba, é a banda Mystery Trio.

O grupo foi formado em 2007 por Elvis Martinatto (vocal, violão), Beto Glaser (guitarra) e Luiz Fireball (contrabaixo acústico). Inicialmente o trio foi batizado como Flatheads. Em 2009 a banda assumiu o nome atual, fazendo um trocadilho com a canção “Mystery Train”, de Elvis Presley. O grupo tem um som bem característico que combina elementos do Western Swing, Hillbilly Bop e Rock n’ Roll ao Rockabilly tradicional para criar suas próprias músicas.

O Mystery Trio tem três trabalhos lançados: “Turn on the Key” CD (2010), “Rollin’ Till the Night” 45 RPM (2011) e “Don’t Give Me Your Troubles” EP (2014). Desde 2013 a banda faz parte do cast do selo inglês Rhythm Bomb Records, um dos mais importantes do mundo.

Como membros da cena psycho curitibana, o trio acompanhou toda e evolução do festival, ao longo dos últimos anos. Por conta disso, a percepção da sua importância é ainda mais evidente. “Já passamos por vários palcos e festivais do mundo e com certeza o Psycho Carnival tem muita importância para nós. O festival sem dúvidas é um dos mais bem organizados e trouxe muito não só para o Psychobilly e Rockabilly, mas também para o Rock no Brasil”, diz Elvis. “Ele tornou o Carnaval, para quem não gosta de samba, uma diversão à parte, trazendo pessoas de todos os cantos do mundo. Para mim é sempre uma ótima oportunidade para ver amigos do Brasil e do mundo”, complementa.

Elvis se mostra otimista em relação à evolução da cena psycho no Brasil, que sempre encontrou dificuldades para se estabelecer de forma mais consistente, assim como qualquer estilo que não esteja “apoiado” pela grande mídia. “De certa forma, com a Internet, hoje as coisas se tornaram muito mais fáceis. Desde o contato com bandas de fora, divulgação de álbuns, shows, etc. A cena vem crescendo cada vez mais. Em 2014 eu vi um crescimento significativo, com novas bandas surgindo e fortalecendo esta cena”, analisa.

E dentro desse processo de evolução, Curitiba tem um papel extremamente importante, pois é reconhecida como uma das cenas psycho mais fortes do país. Essa alcunha, porém, não surgiu do dia para a noite. Ela é fruto de muito trabalho e  dedicação de todos os envolvidos, dos músicos ao público, mas principalmente de algumas figuras importantes que tomaram a frente para tentar superar as dificuldades que sempre se colocam no caminho das cenas undergrounds. “Acho que esta cena e o que ela é hoje se deve muito ao Vlad, Wallace, Coxinha, enfim, todo mundo que estava lá no começo e teve essa ideia maluca de botar o Psychobilly para rolar em todos os cantos, que tiveram a iniciativa de fazer esse festival e expandir a ideia. Não seríamos nada hoje se não fossem Os Cervejas, Os Catalépticos, Missionários, Ovos Presley…”, afirma.

O Mystery Trio se apresenta no domingo (15) ao lado das bandas Drunk Demons, Jinetes Fantasmas, Mullet Monster Mafia e The Ricochets. “Estamos nos preparando para uma nova tour pela Europa. Tocaremos em países como Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Bélgica. E nesse Psycho Carnival vocês verão várias músicas novas que estarão no nosso próximo CD e um pouco do que faremos na Europa”, revela. “Só tenho a agradecer a todos vocês pelo apoio, e espero que se divirtam. O Mystery Trio estará lá, no palco do Psycho Carnival no domingo à noite, para fazer a festa e tocar com vocês”, finaliza Elvis. Confira o som do Mystery trio.