Texto: Marcos Anubis
Revisão e fotos: Pri Oliveira
Começa hoje (5) a 17ª edição do Psycho Carnival, um dos festivais de Psychobilly mais importantes do mundo. Até a próxima segunda-feira, 20 bandas se apresentarão no palco do Jokers Pub, entre elas uma das mais importantes do estilo, os ingleses do Guana Batz.
Esta é a sexta vez que o Psycho Carnival será realizado no Jokers e o tradicional bar curitibano fez questão de realizar algumas melhorias para receber essa edição festival. “Nós mudamos algumas coisas na pista. Aumentamos um pouco o espaço onde fica o público, diminuímos o bar e reestruturamos o lugar onde ficavam os banheiros”, diz o gerente cultural do Jokers, Guto Diaz.
O local onde são realizados os shows, nos fundos do bar, também foi readaptado para as necessidades do evento. “O palco foi aumentado. É uma mudança pequena, mas significativa, pois agora a banda terá mais espaço e o público também”, complementa Guto.
Por uma questão de segurança, os ingressos foram limitados a 600 pessoas por noite. “Nós limitamos os ingressos não pelo tamanho da casa, mas para que as pessoas vejam bem os shows. Nós tentamos organizar de uma maneira com que todas as pessoas que estejam na casa consigam assistir aos shows”, diz o músico e produtor cultural Vlad Urban, um dos principais organizadores do Psycho Carnival.
Também haverá um bazar onde serão vendidos materiais das bandas, como vinis, CDs e camisetas, além de outros itens.
A história
Vlad participa da organização do festival desde o ano 2000. A história do Psycho Carnival nasceu do Psychobilly Fest, criado pelo guitarrista e vocalista da banda curitibana Ovos Presley, Wallace Barreto.
A primeira edição do Psychobilly Fest foi realizada no dia 29 de junho de 1996 no Bar do Meio, que ficava na Rua Clotário Portugal, no Centro de Curitiba, e teve como atrações as bandas Krappulas, Maniac Rockers e o próprio Ovos Presley.
A primeira edição do Psycho Carnival aconteceu no dia 12 de fevereiro do ano 2000 no bar 92 Graus. As atrações foram Os Catalépticos, Ovos Presley, Demon Drunx e Kosmic Gorilaz.
Carnaval sem Samba?
Muitas pessoas que não conhecem o festival sentem dificuldade em estabelecer uma ligação entre o Carnaval e o rock‘n’roll. Algumas semelhanças, porém, são facilmente percebidas. “Eu acho o Psycho Carnival extremamente carnavalesco! É o encontro, o clima de brincadeira, a festa… Eu não acho que seja muito diferente: a única coisa que muda é a trilha sonora”, compara Vlad.
A própria cidade de Curitiba é uma prova de que essa combinação é viável. A capital paranaense muda durante a realização do festival, pois recebe visitantes de todo o Brasil e também de outros países ao redor do mundo. “Existe uma união. A cidade é meio que tomada pelo público Psychobilly”, diz Guto.
As atrações deste ano
Se o Jokers está preparado para receber mais uma edição do festival, a grande expectativa é para o lineup deste ano. De bandas locais novas, como o Skullbillies, até um dos nomes mais consagrados do estilo, o Guana Batz, existem atrações para todos os gostos.
Além da grande expectativa gerada pela vinda do Guana Batz, Vlad Urban também destaca alguns shows entre os 20 que acontecerão de hoje até a próxima segunda-feira.
The Surf Rats (Reino Unido) – Sexta-feira (5)
“O Surf Rats tem uma pegada bem diferente. A banda poderia ser o headliner da noite e isso só não vai acontecer porque na mesma noite tem o Ovos Presley. Para mim, e para a maioria do público psychobilly, o Ovos é uma das melhores bandas do Brasil. É sensacional ter esses dois grupos fechando a noite de sexta-feira”.
The Mullet Monster Mafia – (Piracicaba – SP) – Sábado (6)
“Você se surpreende com a pegada do som deles a cada show . E isso sendo uma banda instrumental. Você não sente necessidade nenhuma de ter um vocalista ali. São três caras fazendo um Power Surf foda pra caralho”.
Sick Sick Sinners (Curitiba) – Sábado (6)
“É difícil para mim falar do Sinners, mas nós estamos vindo de duas turnês internacionais e estamos em um gás grande para fazer coisas novas”.
The Meantraitors (Rússia) – Domingo (7)
“Eles nunca vieram para o Brasil. Nos anos 1990 eles revolucionaram o Psychobilly com a velocidade em que o baixista deles tocava. Era um resgate dos anos 1980, mas com uma velocidade incrível. Parecia um Batmobile ligado no 220w. Foi assombroso”.
Cenobites (Holanda) – Domingo (7)
“Eles são velhos conhecidos nossos e vêm da mesma época do Catalépticos. A banda tem uma pegada violenta, um Psychobilly misturado com Metal e Punk”.
Krappulas (Curitiba) – Segunda-Feira (8)
“Quando as pessoas assistem ao Krappulas elas ficam atônitas vendo o gás que a banda está. Eles evoluíram muito, tanto que já gravaram dois discos nos últimos anos e já estão compondo o terceiro”.
Resumindo, na opinião dos organizadores, esse é uma das edições mais interessantes dos últimos anos. “É um puta lineup porque nós estamos renovando a cena, estamos trazendo coisas de São Paulo e de outros estados, além das bandas curitibanas e gringas”, afirma Vlad.
O reconhecimento internacional
A expectativa em torno das edições do Psycho Carnival sempre é grande em função do respeito que ele desperta em todo o mundo. “Eu recebo mensagens de todas as bandas que já tocaram aqui, como o Batmobile, o Nekromantix, o The Sharks e o Mad Sin, e eles sempre demonstram interesse em voltar”, conta Vlad.
Uma prova cabal disso foram as declarações das bandas que se apresentarão a partir de hoje no Jokers Pub. “Nós sabemos de várias pessoas que ficam realmente com inveja cada vez que anunciamos uma nova ida ao Brasil. Não apenas porque nós temos a oportunidade de ir, mas porque o festival tem uma grande reputação. E não são só as bandas europeias que gostariam de ir, mas também todos os psychobillies daqui gostariam que o Vlad e todos os amigos dele os visitassem”, disse o vocalista do Cenobites, Dimitri Hauck, em uma entrevista publicada pelo Cwb Live nessa quinta-feira.
Hoje começa a ser escrita mais uma página da história do Psycho Carnival. Kingargoolas (Guarapuava), Zabilly (Curitiba), Chernobillies (Curitiba), The Surf Rats (Reino Unido) e Ovos Presley (Curitiba) se apresentam a partir das 22h no Jokers Pub.
Os ingressos para o evento são limitados e podem ser adquiridos no site da Ticket Brasil. Em Curitiba os bilhetes também estão à venda nas lojas Dr. Rock Centro (Shopping Metropolitan, Praça Rui Barbosa, 765, loja 4, Centro), Dr. Rock Jardim (Shopping Jardim das Américas, Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, Loja 73-B, Piso 1, Jardim das Américas) e na Túnel do Rock (Rua XV de Novembro, 74, Centro). Em São Paulo os ingressos estão à venda na Galeria do Rock (Av. São João, 439, 3º andar, loja 402) e em Blumenau, na Blu Rock (Rua Dr. Amadeu da Luz, 132, Centro).
Deixar um comentário