Texto: Marcos Anubis
Fotos: Divulgação

Os dois livros são um mergulho essencial na vida e na obra de dois dos músicos mais importantes do século XX



Nessa terça-feira (5), nós do Cwb Live recebemos as biografias “Johnny Marr – Set The Boy Free” e “Robert Johnson – A Música do Diabo”, lançados em junho de 2022 pela Editora Belas Letras.

Na sequência, após a leitura, nós publicaremos as resenhas de cada um dos dois livros que, cetamente, trazem histórias fantásticas!



Set The Boy Free

O ex-guitarrista do The Smiths, Johnny Marr, é um dos músicos mais importantes da história da música britânica.

Nos Smiths, ele formou uma dupla extremamente criativa com o cantor e compositor Morrissey e, juntos, eles criaram inúmeros hits. Entre os mais importantes, estão “How soon is now?”, Bigmouth strikes again” e “Ask”.

Marr é dono de uma técnica completamente diferente de tocar guitarra que mistura acordes, riffs, e solos de uma maneira essencialmente melódica e que influenciou todas as gerações de bandas que vieram posteriormente na música inglesa, como The Stone Roses, Lush, Ride e Transvision Vamp.

Depois do fim dos Smiths, em 1987, Marr fez parte de inúmeras bandas e projetos musicais, entre eles, o The Pretenders, o Eletronic (ao lado do guitarrista e voclaista do New Order, Bernard Sumner), e do The The.

Na biografia “Set The Boy Free”, Marr reuniu memórias pessoais, insights musicais e reflexões sobre a sociedade e os costumes.

E o mais interessante é que esss histórias são contadas por ele mesmo, o que garante uma boa dose de sinceridade no texto.



A Música do Diabo

“Robert Johnson – A Música do Diabo”, é um mergulho sem precedentes na vida do que muitos consideram o pai do Blues.

Johnson é eternamente lembrado no mundo da música como “o cara que fez o pacto com o Diabo” e esse, obviamente, é um dos temais centrais da biografia.

O livro foi escrito por Bruce Conforth e Gayle Dean Wardlow, que pesquisaram a vida do bluesman estadunidense por mais de 50 anos.

As entrevistas começaram nos anos 1960 e, para escrever a história de Johnson, os dois autores reuniram depoimentos de familiares, amigos, vizinhos, e músicos.

Para reconstruir a vida de Johnson, que é envolta em mistérios, Conforth e Wardlow também utilizam informações de arquivo, certidão de casamento, nota de falecimento e artigos de jornais da época.

Além de enviar os dois livros para o Cwb Live, a Editora Belas Letras também deu um grande presente para os nossos leitores ao conceder 5% de desconto para qualquer item do site www.belasletras.com.br, menos no projeto “Som na Caixa”. Basta usar o código CWBLIVE.

Aproveite porque a Belas Letras possui o catálogo de biografias e livros relacionados ao mundo da música mais completo do Brasil!

Em junho, para comemorar o Mês do Rock, a Belas Letras está oferecendo brindes exclusivos e cumulativos, ou seja, quanto mais você comprar, mais vai ganhar!

A promoção funciona desta maneira:

– Compre 1 livro e ganhe um pack de marcador de páginas.

– Compre 2 livros e ganhe um pack de marcador de páginas + uma cartela de adesivos.

– Compre 3 livros e ganhe um pack de marcador de páginas + uma cartela de adesivos + uma ecobag.

– Compre 4 livros ou mais e ganhe um pack de marcador de páginas + uma cartela de adesivos + uma ecobag + 1 livro grátis (o livro de menor valor do carrinho).

Confira neste link os lançamentos da editora.

Se você gosta do trabalho do Cwb Live, se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas.

Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias).

Você também pode assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”). Siga as nossas redes sociais no TwitterInstagram e Facebook.