Texto: Marcos Anubis
Revisão e fotos: Pri Oliveira

Accept 7

Nessa quinta-feira (14), a banda alemã Accept levou, pela primeira vez, o Heavy Metal para a nova Ópera de Arame. Nesse debut, o escolhido para apresentar um dos gêneros mais populares do mundo foi um de seus melhores protagonistas.

O show fazia parte da “Blind Rage Tour 2016”, turnê que divulga o mais recente álbum do Accept, “Blind Rage” (2014). O grupo entrou no palco ao som de “Stampede”, faixa que também abre o último trabalho do quinteto germânico. Em seguida o quinteto tocou “Stalingrad” e, durante a música, o vocalista Mark Tornillo pegou uma bandeira do Brasil e a agitou durante alguns segundos no palco.

Durante todo o show, Mark Tornillo (vocal), Wolf Hoffmann (guitarra), Uwe Lulis (guitarra), Peter Baltes (baixo) e Christopher Williams (bateria) demonstraram um domínio de palco impressionante. A experiência da banda, que sempre manteve o seu estilo e a sua personalidade, faz a diferença nessas ocasiões. Na sequência do show vieram vários grandes momentos, como “Shadow Soldiers”, “Princess of the Dawn” e “Dark Side of my Heart”.

Durante a apresentação, os olhos e ouvidos dos fãs, obviamente, estavam voltados para o vocalista Mark Tornillo. E o “sucessor” de Udo Dirkschneider não decepcionou. Mark tem uma voz rouca, que lembra Klaus Meine do Scorpions e Brian Johnson do AC/DC, e se encaixou com perfeição nas engrenagens do Accept.

Aliás, com os problemas de saúde que Brian vem enfrentando, e os rumores de que Axl Rose assumiria os vocais do AC/DC, não foi difícil imaginar como a entonação vocal de Mark seria quase perfeita para as músicas de Angus Young e companhia…

“Fast as a Shark” encerrou a primeira parte do show. Após uma breve saída do palco, a banda voltou para a sequência final. “Metal Heart”, “Teotonic Terror” e “Son of a Bitch” prepararam o ambiente para o grand finale. “Balls to the Wall” encerrou a apresentação acompanhada do começo ao fim pelos fãs.

Esse foi o último show da “Blind Rage Tour 2016” no Brasil. Antes de Curitiba, o Accept passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Manaus. Agora o grupo segue para Santiago, no Chile, onde se apresenta neste sábado (16).

Accept 6

A nova Ópera

Esse foi o primeiro show de Heavy Metal depois da reinauguração da Ópera de Arame e, por isso, era grande a expectativa para saber como o local suportaria o peso do estilo. A transformação pela qual a Ópera passou é digna de registro. Sob o comando da radialista Marielle Loyola, o local foi totalmente reformulado. A acústica (que era o grande problema) se mostrou perfeita para uma casa de shows desse porte.

Essa foi uma daquelas noites em que o Heavy Metal se mostra muito além de um estilo. Em uma época de cópias e bandas sem personalidade, o Accept demonstrou que nada se compara ao respeito que você tem ao seu estilo e às suas raízes. Confira duas músicas do show: “Stampede” e “Balls to the Wall”.