Texto: Marcos Anubis
Fotos: Reprodução Facebooks Black Sabbath e Tony Iommi
Na noite desse sábado (4), uma das bandas mais importantes da história do Heavy Metal encerrou as suas atividades. Em um show na cidade natal de seus integrantes originais, Birmingham, na Inglaterra, o Black Sabbath colocou um ponto final nos seus quase 50 anos de carreira.
A apresentação na NEC Arena foi a última da “The End Tour”, que começou em janeiro do ano passado nos Estados Unidos e terminou com 81 shows em 26 países. Aproximadamente 1 milhão e 600 mil fãs tiveram o privilégio de ver a última tour da banda. Ela passou inclusive por Curitiba, no dia 30 de novembro do ano passado na Pedreira Paulo Leminski. Leia a cobertura nesse link.
Tony Iommi, Geezer Butler, Ozzy Osbourne e Bill Ward (baterista original que não participou da turnê de despedida) deixam mais do que um legado. Na realidade, com seu primeiro álbum, “Black Sabbath” (1970), a banda praticamente definiu as características de um estilo que, a partir dali, seria chamado de Heavy Metal.
Nas décadas seguintes, o gênero se tornaria o mais popular do mundo, com bandas lotando estádios em todos os cantos do planeta. Tudo porque o Black Sabbath não aceitou se encaixar em nenhum estereótipo. Basta dizer que, em pleno movimento hippie, Ozzy e Geezer falavam de morte, escuridão e temas obscuros nas letras da banda. Essa era a realidade de seus integrantes na cinza Birmingham.
Antes do show deste sábado, Tony publicou uma nota em suas redes sociais. “Bem, o fim da nossa última turnê é aqui. Depois de passarmos por quatro continentes, 26 países e 81 datas da turnê, estamos de volta para a nossa casa em Birmingham para o último show. Tem sido uma viagem fantástica! Não podemos agradecer suficientemente a todos vocês o suficiente. O apoio de vocês realmente significa o mundo para nós!”, diz o texto na íntegra.
A última música tocada pelo Black Sabbath foi o clássico “Paranoid”. Assista aos últimos momentos de vida de um dos últimos dinossauros do Rock.
Deixar um comentário