Texto: Marcos Anubis
Foto: Reprodução/The Guardian/Amber Arnold/AP

clyde

Morreu nesse sábado (19), aos 73 anos, o baterista Clyde Stubblefield. A morte foi confirmada pela esposa de Stubblefield, Jody Hannon. De acordo com ela, Clyde morreu de insuficiência renal em um hospital na cidade de Madison, no Wisconsin, por volta do meio-dia. Ele sofria da doença há dez anos e estava hospitalizado.

Clyde Stubblefield fez parte da banda do Padrinho do Soul, James Brown, e participou das gravações de grandes clássicos do cantor, entre eles, “Cold sweat”, “Ain’t it funky now”, “I got the feelin’” e também do álbum “Sex Machine” (1970).

Porém, ele será eternamente lembrado por ter criado a levada de bateria que resultou na música “Funky Drummer”. Além de ter sido um dos grandes sucessos de Brown, a música praticamente deu início ao Hip Hop. Nos anos 1980, a batida de “Funky Drummer” foi sampleada e serviu de base para inúmeras músicas do gênero, entre elas, “Fight the Power” do Public Enemy e “Mama Said Knock You Out” de LL Cool J. Até o cantor George Michael, falecido no ano passado, usou a batida criada por Clyde Stubblefield em “Freedom ‘90”. A canção se tornou um de seus maiores sucessos.