Texto: Marcos Anubis
Fotos: Reprodução site Home of Metal
Para comemorar os 50 anos do Black Sabbath, o museu inglês Birmingham Museum and Art Gallery, localizado na terra natal do grupo, preparou uma exposição que promete contar a história dos criadores do Heavy Metal. O evento reunirá fotos, presentes que banda ganhou dos fãs, figurinos de turnês, pôsteres, entradas de shows, gravações, joias e muitos outros itens que fazem parte do acervo pessoal do grupo.
A exposição, (que será aberta no dia 26 de junho e ficará em cartaz até o dia 29 de setembro), faz parte do projeto Home of Metal, que é dedicado às bandas e artistas da região de Birmingham. Uma das relíquias que o público poderá ver de perto é a jaqueta estilizada que foi usada por Ozzy Osbourne durante as turnês da banda nos anos 10970.
Balanço da carreira
Para divulgar a exposição, os organizadores disponibilizaram um vídeo que mostra alguns itens que serão exibidos e, também, depoimentos dos integrantes originais do Black Sabbath, inclusive do baterista Bill Ward. Na gravação, Ozzy diz que não se arrepende do que viveu durante o meio século que passou ao lado da banda. “Não importa o que pensam de mim. Eu não tenho a chance de visitar Birmingham sempre, eu nunca tentei esconder meu sotaque e nunca neguei que sou de Birmingham”, disse. “Eu tenho um orgulho enorme do que fiz na vida, é inacreditável! Continuem seguindo seus sonhos, porque, quer saber, de vez em quando eles se realizam. É uma honra fazer parte do Home of Metal. Eu sou só um cara de Birmingham que foi abençoado por ter tantos fãs dedicados em minha carreira”, complementou.
Tony Iommi e Geezer Butler também fizeram questão de ressaltar a importância dos fãs que acompanharam as várias formações da banda durante esses 50 anos. “Os fãs são o nosso sangue, eles sempre estiveram aí para nos apoiar”, disse Iommi. “Eu sempre acreditei que os fãs de Sabbath são os mais leais, honestos e mais cabeça aberta. Eu agradeço a cada um e a todos pelo apoio incrível que nos deram durante os anos”, complementou Butler.
O último show da carreira do Black Sabbath foi realizado no dia 4 de fevereiro de 2017 na NEC Arena, em Birmingham. A apresentação encerrou a “The End Tour”, turnê que teve 81 shows em 26 países e foi assistida por aproximadamente 1 milhão e 600 mil. Um dos shows que colocaram um ponto final na trajetória de uma das mais importantes bandas da história do Heavy Metal foi em Curitiba, no dia 30 de novembro de 2016, na Pedreira Paulo Leminski. Leia a cobertura do show nesse link.
Assista ao vídeo de apresentação da exposição no Birmingham Museum and Art Gallery e relembre o Black Sabbath tocando o clássico “War pigs”, na Pedreira Paulo Leminski.
Deixar um comentário