Texto: Marcos Anubis
Fotos: Divulgação
A 13ª edição do “In-Edit Brasil 2021 – Festival Internacional do Documentário”, que será realizada de 16 a 21 de junho, reunirá mais de 50 filmes inéditos, nacionais e internacionais.
O festival será exibido na plataforma do In-Edit (com limite de visualizações), e nos sites do Sesc Digital e da Spcine Play. Alguns títulos são gratuitos e outros custam R$ 3.
Além dos documentários, conversas com os diretores e debates, o público também poderá assistir a apresentações online de Nasi, Alzira E, Made in Brazil, Gritando HC, DJ Hum e convidados e de João Ricardo (fundador da banda Secos & Molhados). Entre os destaques dessa edição, estão:
“Uma Banda Made In Brazil” (2021, Egler Cordeiro)
Dirigido pelo paranaense Egler Cordeiro, o documentário retrata os mais de 50 anos de trajetória do Made in Brazil.
O grupo paulista é um dos pioneiros do Rock brasileiro e está na ativa até hoje. Além dos irmãos Oswaldo e Celso Vecchione, o filme também é composto por depoimentos de vários músicos que passaram pela banda, entre eles, Percy Weiss e Tony Babalu.
O filme ainda apresenta a opinião de artistas influenciados pelo Made, como André Cristovam e Frejat, e de contemporâneos do grupo, como o ex-baicxista da banda paranaense A Chave, Carlão Gaertner.
“Secos & Molhados” (2021, Otávio Juliano)
No documentário, o músico, cantor e compositor João Ricardo, criador da banda, conta a história do grupo.
O filme foi gravado no Teatro Municipal de São Paulo e é nesse cenário que João conta como foi a criação dos Secos & Molhados, a estreia nos palcos, o sucesso e as brigas que resultaram no fim da banda.
“Ventos que Sopram Maranhão” (2021, Neto Borges)
Conduzido pelo músico, cantor e compositor Zeca Baleiro, esse documentário é uma viagem musical pelos ritmos do Maranhão.
O filme reúne depoimentos e performances de artistas maranhenses de vários gêneros musicais.
A ênfase é na produção musical da capital do estado, São Luís, e apresenta nomes do Samba, Choro, RAP, Reggae, Rock, Música Caribenha e Eletrônica.
Também são retratadas as tradicionais festas populares, como o Bumba-meu-boi e o Tambor de Crioula.
“João Bosco e Aldir Blanc. Parceria é isso aí” (2021, Pedro Pontes)
Esse curta-metragem de 28 minutos de duração retrata a trajetória de uma das duplas mais criativas da história da MPB.
João e Aldir relembram os 40 anos de trajetória conjunta e também apresentam uma canção inédita. Aldir faleceu em 2020, vítima da covid-19.
“Moby Doc” (2021, Moby e Rob Gordon Bralver)
Esse documentário mostra a vida e a trajetória musical do DJ norte-americano. No filme, Moby conta aspectos da vida pessoal, como a infância nos subúrbios de Nova York, a rotina de popstar e o ativismo vegano.
O documentário também tem algumas participações, entre elas, a do cineasta David Lynch e a do astro David Bowie.
“Rockfield: A Fazenda do Rock” (2020, Hannah Berryman)
Esse documentário mostra como dois irmãos agricultores transformaram uma fazenda de gado leiteiro do País de Gales em um dos estúdios de gravação mais famosos de todos os tempos.
No local, foram gravados alguns dos mais importantes álbuns da música. Entre os grupos que trabalharam no Rockfield estão Rush, Queen, Black Sabbath, Judas Priest, Motörhead e Sepultura.
Confira a programação completa na plataforma do E-edit.
Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”).
Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias). Se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no Twitter, Instagram e Facebook.
Deixar um comentário