Os ingressos já estão à venda na plataforma Shotgun

O legado de Paulo Leminski para a cultura curitibana, a literatura e a arte brasileira é inegável. Escritor, poeta, músico, crítico literário, jornalista, publicitário, tradutor e professor, o multiartista, por causa de suas múltiplas características, ficou conhecido como o “poeta pop”, por ter melhor compreendido a linguagem do seu tempo e inspirado milhares de profissionais da arte no Brasil e, até mesmo, no mundo.

No próximo dia 24 de agosto, Leminski completaria 80 anos e, para comemorar, o Instituto Paulo Leminski promove o Festival Paulo Leminski 80 Anos, com grandes nomes da música no maior palco aberto da América Latina, na Pedreira Paulo Leminski, a partir das 15h, em um espaço de música, arte e natureza que leva o seu próprio nome.

Os ingressos estão no 4º lote e podem ser adquiridos na plataforma Shotgun. Os valores são: R$ 80,00 + taxa administrativa (inteira) e R$ 40,00 + taxa administrativa (meia-entrada).

Na programação musical, grandes nomes locais e nacionais que contam em seus trabalhos com a influência e inspiração do grande Leminski.

A programação será aberta com A Banda Mais Bonita da Cidade, que promete um show emocionante com músicas do seu novo álbum, além das suas clássicas como “Se eu corro”, “Uma atriz”, “A aalada da aontramão” e o maior sucesso da banda “Oração”, bem como uma homenagem surpresa para Leminski.

Na sequência, sobem ao palco o  Slam das Gurias, movimento conhecido pela impressionante batalha de poesias faladas com recorte de gênero, sempre promovendo o protagonismo feminino por meio de uma competição poética, com muita referência à poesia popular de Leminski.

O cantor, músico, compositor e escritor Vitor Ramil também sobe ao palco da Pedreira para homenagear um dos seus ídolos da escrita.

Ramil possui diversos prêmios da música brasileira, com nove álbuns lançados em sua carreira, também gravou e musicou vários poemas dos maiores nomes da poesia brasileira, entre eles do próprio Paulo Leminski, que apresentará em seu show.

Ele contará com a participação especial da cantora Juliana Cortes, um dos principais nomes do Jazz experimental no Brasil, em que mistura Pop e música latina.

Na abertura do último álbum da cantora intitulado “Gris”, a canção “Uma carta uma brasa através”, composição de Vítor Ramil sobre um poema de Paulo Leminski, deverá ser um dos pontos marcantes do show.

Não tem como homenagear o poeta curitibano sem a participação da banda Blindagem. Fundada em 1975, o grupo ganhou novos rumos com a entrada de Ivo Rodrigues, que levou para a banda suas parcerias autorais com Paulo Leminski.

A banda contac om  William Vox (vocal e violão), Paulo Teixeira (guitarra e backing vocals), Alberto Rodrigues (guitarra e backing vocals), Paulo Juk (baixo e backing vocals) e Ruben Romero (bateria).

No show do grupo, muitas histórias serão contadas, como recordações de trabalhos como o primeiro LP, recheado de músicas de Ivo e Leminski, os destaques e a ascensão nacional, bem como gravações, como a música “Marinheiro”, que estourou em todo o país.

E para abrilhantar ainda mais a homenagem musical, a banda Blindagem receberá com muita honra a cantora Rogéria Holtz, reconhecida nacionalmente por sua técnica e estilo vocal refinado, sempre buscando ser intérprete de versos de paranaenses, entre eles, de Leminski e Alice Ruiz.

Além de fazer backing vocal no Leminskanções, gravou “Filho de Santa Maria” e “Hoje tá tão bonito”, composições do poeta.

Quem também participa do show com a banda “Blindagem” é o cantor Gabriel Teixeira, filho de Paulo Teixeira, que foi o diretor musical do espetáculo “Por um Lindésimo de Segundo”, que foi uma homenagem à vida e obra de Leminski com grande sucesso de público. Além disso, Gabriel Teixeira conviveu com o poeta, tendo seus primeiros acordes presenciados por ele.

E é claro que Leminskanções não poderia estar fora do line-up do Festival Paulo Leminski 80 Anos. O projeto é uma das mais preciosas compilações da obra de Leminski, idealizado e produzido por nada mais, nada menos, que sua filha, a também escritora, compositora e produtora Estrela Leminski.

O disco, que foi lançado em 2014 com muito sucesso, é um espetáculo musical com algumas das mais belas canções do também compositor, com interpretações de Estrela, Téo Ruiz (guitarra, voz e produção executiva), Ruan de Castro (guitarra), Douglas Vicente (bateria) e Gustavo Slomp (baixo), além de participações de nomes como Arnaldo Antunes, Serena Assumpção e Swami Jr.

O show será uma celebração mais do que especial dos 10 anos do disco, além de uma forte comemoração da existência de Paulo Leminski. E, para dar ainda mais poder para essa fantástica homenagem, Estrela Leminski convidou o cantor Zeca Baleiro, que participou do projeto com a canção “Se Houver Céu”.

Ganhador de nove Grammys Latinos e diversos prêmios da música brasileira, sempre teve em Paulo Leminski uma das suas inspirações. O cantor e compositor conheceu as obras do poeta ainda adolescente e, hoje, também se tornou escritor e cronista, por meio dessas influências.

Um dos maiores nomes da música brasileira, com um dos principais sucessos de sua carreira homenageando Leminski, o músico Paulinho Boca de Cantor, um dos fundadores do grupo de MPB “Novos Baianos” é presença confirmada.

Em 1981, lançou o seu segundo álbum solo “Valeu”, que leva o nome de uma das canções de autoria de Paulo Leminski em sua obra, que é uma celebração da vida e da resiliência humana, mesmo diante dos percalços.

Além de destacar músicas deste e de seus outros seis discos, no repertório do show ele apresentará músicas dos “Novos Baianos”, em uma celebração pela vida de Leminski, recordando de uma era de resistência, em que compartilharam um Brasil de luta pela liberdade por meio da arte.

E finalizando a noite, quem sobe ao maior palco aberto da América Latina é o músico, poeta, compositor e artista visual, Arnaldo Antunes, um dos 100 maiores artistas da música brasileira segundo a Revista Rolling Stone, com dezenas de premiações e mais de 22 livros publicados.

Com uma trajetória que se encaixa perfeitamente com as obras de Leminski, foi ele quem deu a voz de sucesso para a canção “Luzes”, com música e letra do poeta curitibano, ganhando projeção nacional e internacional.

Por meio dessa influência artística, Arnaldo Antunes trará para o Festival Paulo Leminski 80 Anos um legado de mais de 40 anos de história na MPB, em um show especial com sua banda, tendo no repertório clássicos de sua carreira e homenagens ao “poeta pop”.

Nos intervalos dos shows musicais, a programação ainda contará com a discotecagem de dois dos principais DJs de brasilidades e músicas de resistência da região, a DJ Mitay, com seus sets repletos do Rap e do R&B, sem deixar de lado o funk e o afrobeats, mostrando toda a sua versatilidade musical, e do DJ Gil Preto, residente e criador do selo coletivo Brasilidades, conhecido por sua ampla e frequente pesquisa da atual música popular brasileira, com seus sets que proporcionam uma viagem musical por todos os cantos do Brasil, mesclando ritmos regionais com clássicas músicas de samba, tropicália, carimbó, soul music e rock nacional.

A ordem das apresentações é a seguinte:

A Banda Mais Bonita da Cidade

Slam das Gurias

Vitor Ramil convida Juliana Cortes

DJ Gil Preto

Blindagem convida Rogéria Holtz  e Gabriel Teixeira

Leminskanções convida Zeca Baleiro

Dj Mitay

Paulinho Boca de Cantor canta Novos Baianos

Arnaldo Antunes

Os shows começam às 15h e a classificação etária é livre. Menores só entram se estiverem acompanhados dos pais ou responsáveis.

A Pedreira Paulo Leminski fica na Rua João Gava, 970, no Abranches.




Lançamento de livros, oficinas infantis, espaços artísticos e gastronomia

Outras vertentes artísticas, além da música, farão parte do Festival Paulo Leminski 80 Anos. Estão programados quatro grandes lançamentos editoriais durante o evento:

– “Instantes”, da ilustradora Juliana Mota, que lança a obra com poemas infantis de Paulo Leminski, pela Editora Saraiva Educação.

– “A Lua no Cinema”, do também ilustrador Marcio Levyman, que apresenta o seu livro infantil pela Editora Ficções.

– A nova edição de “Metaformose – Uma Viagem pelo Imaginário Grego”, com prefácio de Eduardo Jorge de Oliveira, pela Editora Iluminuras.

– Publicação da “Revista Pernambuco – Especial Paulo Leminski”, organizada por Mario Hélio.

Para as crianças, haverá oficinas infantis de poesia e colagem com a ilustradora Juliana Mota. A ideia é também proporcionar para as famílias um dia de formação de plateia, de leitores e de público de artes, fazendo com que as crianças possam ter experiências com as palavras e, também, com as artes visuais.

Além disso, dois espaços serão destacados no “Festival Paulo Leminski 80 Anos”: o “Espaço SESC”, com apresentações e ações das dezenas de atividades artísticas desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio, e o “Espaço Gastronômico”, com várias operações gastronômicas de estabelecimentos de Curitiba.

Confira as novidades e informações gerais sobre o “Festival Paulo Leminski 80 Anos”, por meio do Instagram @pauloleminskioficial, pelo Facebook.com/leminski e pelo site www.pauloleminski.com.br.

O evento é uma realização do Instituto Paulo Leminski com a Whois Produções, e tem patrocínio da ITAIPU Binacional, do Banco do Brasil e do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução, apoio cultural da Fecomércio PR, do Sesc Paraná, bem como apoio da Cerveja Amstel, da Universidade Positivo, da Unimed Curitiba, do A Caiçara e do Di Paolo Curitiba.

Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar nesse link da campanha “Eu Apoio o Cwb Live”, que fica hospedada na plataforma Catarse.

Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias).

Inscreva-se no nosso canal no YouTube para assistir aos vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no TwitterInstagram e Facebook.