paco de lucia morte 2014

Paco de Lucía, um dos grandes gênios da história da música (Foto – Reprodução/Wikipédia)

 

O violonista espanhol Paco de Lucía, um dos nomes mais importantes da história da música flamenca, morreu no México na madrugada de hoje (26), aos 66 anos. O músico foi vítima de um infarto. O anúncio foi feito por autoridades de Algeciras, sua cidade natal no sul da Espanha. De acordo com a agência EFE, a morte aconteceu na praia de Cancún.

Francisco Sánchez Gómez, (seu nome verdadeiro), nasceu em 21 de dezembro de 1947 em Algeciras, na região de Andaluzia, no sul da Espanha. Seu talento único fez com que ele popularizasse a música flamenca tradicional, incorporando elementos de jazz e outros gêneros musicais ao tradicional ritmo espanhol. Um dos momentos mais importantes de sua carreira foi a parceria com outro virtuose do flamenco, o músico Camarón, que rendeu álbuns clássicos do estilo como “El Duende Flamenco” (1972) e “Fuente y Caudal” (1973). Em 1981 Paco criou seu sexteto, ao lado de Ramón de Algeciras (segundo violão), Pepe de Lucía (vocais e palmas), Jorge Pardo (saxofone e flauta), Rubén Dantas (percussão) e Carles Benavent (baixo).

Atualmente, Paco de Lucía morava na cidade espanhola de Toledo e passava temporadas em Cancún, no México, onde praticava pesca submarina. O prefeito da cidade de Algeciras, José Ignario Landaluce, cidade natal do músico, decretou luto oficial pela morte de Paco.

Confira uma das últimas apresentações de Paco de Lucía, que aconteceu no Festival de Montreux, em 2012.