Há exatamente um ano, no dia 2 de maio de 2013, o heavy metal perdia um de seus mais importantes nomes. O guitarrista do Slayer, Jeff Hanneman, então com apenas 49 anos, morria repentinamente de insuficiência hepática em um hospital na cidade de Island Empire, na Califórnia, Estados Unidos.
Na época, o Slayer publicou uma nota em seu site lamentando a perda do amigo e membro fundador do grupo. “O Slayer está devastado ao informar que o companheiro de banda e irmão, Jeff Hanneman, morreu por volta de 11h desta manhã próximo à sua casa, no sul da Califórnia. Hanneman estava em um hospital da região quando sofreu insuficiência hepática. Ele deixa a esposa Kathy, a irmã Kathy e os irmãos Michael e Larry, e sua falta será profundamente sentida. Irmão Jeff Hanneman, descanse em paz (1964 – 2013)”, dizia o texto.
Jeff já enfrentava problemas de saúde, pois estava lutando há alguns anos contra uma doença degenerativa chamada fasciite necrosante, possivelmente provocada por uma picada de aranha em seu braço. Segundo seus companheiros, o guitarrista não sabia da gravidade de sua doença hepática. “Enquanto ele enfrentou essa luta por sua saúde ao longo dos anos, incluindo a recente infecção pela bactéria que devastou o seu bem-estar, Jeff e pessoas próximas a ele não tinham conhecimento da verdadeira extensão de sua doença hepática até os últimos dias de sua vida”, disse a banda em um comunicado oficial. Jeff gravou 17 álbuns com o Slayer, entre discos de estúdio e ao vivo. O último foi “World Painted Blood” (2009). Das 11 músicas do CD, seis possuem a participação de Hanneman, o que mostra a sua importância como compositor.
Na apresentação que o Slayer fez em setembro do ano passado no BioParque em Curitiba, que você pode ler neste link, a banda fez uma homenagem emocionante ao ex-companheiro. Com a logomarca da cervejaria Heineken ao fundo, adaptada com o nome de Hanneman, o grupo executou “South of Heaven” , “Raining in Blood” e “Angel of Death”, três pérolas deixadas pelo guitarrista nos seus mais de 30 anos ao lado da banda.
No último mês de março o ex-baterista do Slayer, Dave Lombardo, concedeu uma entrevista exclusiva para o Cwb Live e falou, entre outros assuntos, da sua amizade com Jeff Hanneman. Leia neste link a matéria completa.
Homenagens
O site Loudwire, com o apoio da banda, lançou ontem uma campanha chamada “Scream ‘Slayer!’ for Jeff Hanneman”, pedindo que os fãs gravem um vídeo gritando “Slayer” em homenagem ao guitarrista, e postem em suas redes sociais. O ação teve a adesão vários nomes importantes na cena heavy metal, como Max Cavalera, Chuck Billy do Testament e os próprios Tom Araya e Gary Holt.
Confira os vídeos da homenagem à Jeff Hanneman feita pelo Slayer em sua apresentação do ano passado no BioParque, em Curitiba e o da Loudwire divulgando a campanha “Scream ‘Slayer!’ for Jeff Hanneman”.
Deixar um comentário