Texto: Marcos Anubis
Foto: Yuri Riensemberg

Adriano Esturilho - Gravação do clipe

Nesta quinta-feira (18), o diretor, produtor e compositor Adriano Esturilho lança o primeiro clipe de seu novo projeto musical, “Estu! Subtropical”. Trata-se da música “Verbo” que, apesar de ter sido composta em 2010, tornou-se ainda mais atual nos últimos meses de embate político entre a população brasileira.

No clipe, o diretor Thiago Benitez reúne personagens polêmicos da política do Brasil, entre eles, Michel Temer, Lula, FHC, Bolsonaro e Eduardo Cunha. “Com ironia e sarcasmo, a canção tenta escancarar e escrachar o modo preconceituoso com que a elite política, econômica e midiática trata as classes mais populares por meio do seu discurso conservador e que é retratado na letra da canção”, explica Esturilho.

A música “Verbo” faz parte do projeto “Estu! Subtropical”, CD lançado em 2016. O trabalho é uma parceria de Esturilho com o músico e produtor musical Eugênio Fim e apresenta uma mescla de Rock Tropicalista, Música Eletrônica e ruídos com referências às décadas de 1980/90. Gravado nos estúdios AudioStamp  e TI Artes, com produção de Eugênio Fim, o CD conta com a participação de vários convidados especiais. Entre eles, estão o baterista Endrigo Bettega e a vocalista da Banda Mais Bonita da Cidade, Uyara Torrente.

Nas 14 faixas do CD, Esturilho usa os conceitos de “plagicombinação” e da “técnica do arrastão”, que também fazem parte de seus outros trabalhos com poesia, teatro, cinema e literatura. Assim, as letras e/ou músicas foram criadas a partir da mistura de materiais preexistentes. São citações de frases, riffs, ditos populares, paródias, paráfrases, samplers, colagens, ritmos, artistas e pensadores. A inspiração maior vem do cantor, instrumentista e compositor baiano Tom Zé.