Texto: Marcos Anubis
Revisão: Pri Oliveira
Foto: Divulgação

cigarras2

A banda curitibana Cigarras se apresenta nesta sexta-feira (18), no Basement Cultural. O show marca o lançamento do clipe da música “Delinquente”, que já é o segundo audiovisual do grupo, apesar de sua curta trajetória. O evento ainda contará com shows do Lendário Chucrobillyman e do grupo Magaivers.

Formado em 2017 por Maria Paraguaya (vocal e guitarra), Tais Albuquerque (guitarra), Rubia Oliveira (baixo) e Babi Age (bateria), o grupo já disponibilizou quatro singles nas plataformas digitais: “Bicho morto”, Calendário Pirelli”, “Fritando na Trajano” e “Gato vagal”. Atualmente, o quarteto está trabalhando em um EP que será lançado em breve. “Já nascemos com um repertório de dez músicas próprias para o primeiro show (risos)”, diz Babi.

“Delinquente” foi gravado no bar Pedro Lauro, tradicional reduto boêmio das madrugadas curitibanas. “O Pedro foi um baita ator e nos recepcionou com muito carinho. Nós já embicamos várias vezes na lata de lixo lá no bar, inclusive”, diz Paraguaya. No enredo do clipe, a banda fez questão de ser o mais fiel possível ao seu estilo de vida. “O vídeo retrata a mais nua e crua realidade, o que somos de verdade e como nos sentimos nesse mundo louco, atualmente”, explica Rubia. A produção foi de Raphael Moraes, com roteiro de Maria Paraguaya. A artista plástica Ananda Kunh ajudou na produção e na arte do clipe.

cigarras

Underground

As integrantes da Cigarras fazem ou já fizeram parte de várias bandas importantes no underground curitibano, como o Escambau, o Rabo de Galo, o The Shorts e o Wi-Fi Kills. Com essa bagagem musical acumulada, a Cigarras só poderia ter nascido em um lugar tradicional da cidade: o bar. “A banda foi formada por três bêbadas no Lino’s: eu, a Rubia e a Kassandra (primeira vocalista do grupo, que se mudou para a Alemanha logo depois). Nessa conversa de bêbadas, eu disse que o ideal seria a chamar a Babi para tocar bateria, pois ela é ‘tosquera’ e Punk Rock. Todas amaram! Logo em seguida, em mais uma noite de bebedeira, encontramos a Maria Paraguaya, que é mais louca ainda. Ela se encaixou perfeitamente e trouxe suas músicas no dia seguinte para o nosso ensaio”, conta Tais.

O grupo chama o som criado pelas quatro integrantes de “Rock de rua”. Na prática, as músicas da Cigarras transparecem várias influências, que vão dos Mutantes à música latina, tudo com uma linha condutora baseada no Punk Rock. “No nosso caldeirão entra a fossa, a bebedeira e suas consequências, a boemia e a sacanagem. As composições da Paraguaya tem um pé no Mod e o outro no Pelego, a Tais arrebenta na guitarra com muita influência da Surf Music, e a Rubia é o mais puro Punk. Eu trago minhas influências e swing, que vão desde sons brasileiros até o bom e velho Punk e Rock’n’roll”, finaliza Babi.

O clipe será disponibilizado na internet neste sábado (19). Os ingressos para o show de lançamento custam R$ 10 e podem ser adquiridos na hora do evento. A casa abre às 22h e os shows começam às 23h30. O Basement Cultural fica na Rua Benvindo Valente, 260, no São Francisco.