Texto: Marcos Anubis
Foto: Pri Oliveira/Cwb Live
A música faz parte da “avalanche” de novidades do mais recente projeto do músico Gabriel Thomaz
Nesta sexta-feira (20), a banda curitibana Cigarras está lançando o single “Ojos rojos”. A música fará parte do novo álbum do grupo, ainda sem título, que deve sair em 2022.
“Ojos rojos” está sendo lançado pelo selo Maxilar, criado pelo guitarrista e vocalista do Autoramas, Gabriel Thomaz, e pelo vocalista do NDK, Henrique Roncoletta.
A distribuição digital fica por conta da Ditto Music. “A ideia do selo é lançar coisas boas que estão rolando por aí. Tem muita coisa boa e a galera não tem apoio nenhum. Não sei se eu consigo, mas estou tentando ajudar. Eu sou muito curioso e gosto muito de ouvir música. A galera me manda e eu ouço tudo! Não é uma atitude ‘santificada’, nada disso. Eu apenas estou fazendo o que gosto. A música é maravilhosa!”, diz Gabriel Thomaz.
Maria Paraguaya e Taís D’Albuquerque (vocais e guitarras), Rubia Oliveira (baixo) e Babi Age (bateria), montaram as Cigarras em 2017. O projeto é relativamente novo, mas todas as integrantes do grupo já possuem uma longa história dentro do cenário underground curitibano.
Afinal, elas já fizeram ou ainda fazem parte de vários projetos, entre eles, o Escambau, o Rabo de Galo, o The Shorts e o Wi-Fi Kills.
A estreia fonográfica das Cigarras aconteceu no ano passado, com o lançamento do EP 7″, autointitulado, que venceu o “Prêmio Gabriel Thomaz de Música Brasileira” na categoria “Álbum Mais Conceitual de 2020”. O trabalho tem cinco faixas: “Horizontal”, “Bicho morto”, “Sexy cola”, “Fritando na Trajano” e “Xurumen”.
A parceria com o selo Maxilar para o lançamento de “Ojos rojos” teve início por causa da admiração mútua entre as Cigarras e Gabriel Thomaz, que é uma das figuras mais importantes do underground brasileiro desde os anos 1990, quando integrava o trio Little Quail. “A Rubia é muito fã dos Autoramas. No ano passado, quando nós lançamos o single ‘Delinquente’, ela mandou a música para o Gabriel e ele se apaixonou pela banda!”, explica Babi.
Esse respeito é recíproco, afinal, Gabriel tem uma conexão muito forte com a cena musical de Curitiba há mais de 30 anos. “A Rubia tem uma relação legal com os Autoramas, ela sempre está nos nossos shows. Além disso, eu conheço o trabalho da Babi com todas as bandas das quais ela já fez parte”, conta Gabriel.
[/fusion_title]
Rock de Rua
A ideia do single “Ojos rojos” surgiu em 2020, mas só foi finalizada neste ano. “A Paraguaya me mandou um riff que ela fez no violão e, nessa época, eu estava gravando algumas coisas com um amigo. Gostei do que ouvi e, em três takes, eu criei e gravei a bateria. Só que esse registro ficou guardado e só no começo de 2021 é que nós resolvemos trabalhar essa música que ficou esquecida”, conta Babi.
“Ojos rojos” foi gravada de maneira totalmente remota. A faixa foi produzida pelo vocalista do Escambau, Yan Lemos, e pelo músico e produtor Renato Ximú, do estúdio Old Black Records. Em setembro, a música também ganhará um clipe, com produção do músico e produtor Ramiro Pissetti.
A canção é uma amostra do que as Cigarras chamam de “Rock de Rua”, que é uma mistura de Punk, Mod e até citações da música brega brasileira. Tudo isso com uma pegada bem característica do Rock curitibano.
Além da nova música das Cigarras, o selo Maxilar também está lançando os singles “Belzeblues”, do
Ouça o single “Ojos rojos”, assista ao vídeo de “Whisky on the Rock”, gravado ao vivo no show das Cigarras no Psycho Carnival 2020, e ouça o EP “Cigarras” (2020).
Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”).
Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias). Se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no Twitter, Instagram e Facebook.
Deixar um comentário