profundis

De Profvndis Clamati, Kleber Fainer, Thiago Valença e A.J. Olivera (Foto – Divulgação/De Profvundis Clamati)

 

O heavy metal é por si só, um estilo musical segmentado. Dentro desse cenário, alguns subgêneros são ainda mais undergrounds. Um deles é o doom metal. Nacionalmente, a cena curitibana sempre teve boas bandas no estilo. Uma delas é o  De Profvndis Clamati.

O grupo teve início em 2002, quando se chamava Long Winter. A ideia inicial era fazer um som inspirado no folk/black metal. A temática doom metal se tornou mais forte com a entrada do tecladista e vocalista Kleber Fainer, pouco tempo depois. A formação atual tem ainda o baixista Thiago Valença e o guitarrista A.J. Olivera.

O grupo tem um álbum lançado, o EP “In Between Passionate Minnuendos” (2010). Em 2012 o mesmo trabalho foi relançado em uma edição especial. No próximo dia 23 a banda fará o lançamento oficial do websingle “The Transylvanian Mountainside Aria”, que terá, além da faixa título, a música “Olden Winter Woods”. A venda será feita pela internet. Também foram fabricados pen drives com o EP.

 

 A cena curitibana

 

O De Profvndis Clamati é mais uma entre tantas bandas undergrounds brasileiras que procura manter o seu trabalho vivo enfrentando falta de espaço na mídia, espaço para shows e outras tantas dificuldades. Em Curitiba isso não é diferente. “Houve um tempo em que a cena era muito forte, isso há muitos anos atrás. Hoje ela quase desapareceu”, analisa Kleber. De acordo com o músico, não existem muitas pessoas interessadas em mudar esse estado de coisas. “É possível fazer shows em Curitiba, mas encontrar produtores interessados em realizar shows do gênero é mais complicado”, diz.

Uma das maiores críticas da maioria dos músicos da cidade é a falta de apoio do público local. Enquanto os shows de bandas cover, sejam elas de onde forem, normalmente lotam, as apresentações dos grupos de música autoral atraem poucos fãs. Isso é um fenômeno que está incorporado ao cenário heavy metal de Curitiba há muitos anos. “A cena em si mudou significativamente. Falar do público curitibano em geral é um pouco complicado. O que eu percebo é que parece que as pessoas não se interessam em apoiar o que é daqui, Mas é claro que sempre existem exceções”, finaliza Kleber.

Confira um teaser da gravação do websingle “The Transylvanian Mountainside Aria”, que será lançado no próximo dia 23.