Texto: Marcos Anubis
Foto: Divulgação

doomsday

O Doomsday Ceremony é uma das mais tradicionais e respeitadas bandas do cenário heavy metal curitibano. O grupo, que batalha no underground brasileiro há mais de uma década, está prestes a lançar o segundo álbum full length, chamado “Black Heart”. Como aperitivo para o novo trabalho, foi divulgado o clipe de “I Am”, uma das músicas que farão parte do CD.

A trajetória do grupo começa no ano 2000. Na época, a formação tinha o vocalista Luxyahak, hoje integrante do Archityrants, Maikol no baixo, Cleverson na bateria e Poyoka e Caos nas guitarras. “A história do Doomsday Ceremony se resume a muita luta e em acreditar que as coisas podiam dar certo. Ter uma banda de metal é foda, mas quem realmente gosta do que faz não desiste nunca!”, afirma o guitarrista do Doomsday, Ciriato.

Segundo o músico, a formação que se firmou em 2011, com Moloch nos vocais, Shaitan no baixo, Wolff na bateria e Ciriato e Apophis nas guitarras, deu a consistência que faltava ao grupo. “Passamos por dificuldades. Demorou muito até acharmos os membros certos para que as coisas dessem certo, mas agora está tudo ok!”, diz.

A banda tem dois trabalhos lançados, a demo “Doomsday Ceremony” de 2001 e o CD “Apocalyptic Celebration” de 2005, além de participações em algumas coletâneas como o tributo ao grupo curitibano Amen Corner.

Nesses 13 anos de estrada, o Doomsday abriu shows para vários artistas internacionais. Uma dessas apresentações foi ao lado de um dos nomes mais representativos do estilo. “Durante todos esses anos compartilhamos o palco com muitos grupos, tanto nacionais como internacionais. O que nos deixou mais honrado foi abrir para o Venom, a maior banda de black metal do mundo”, relembra Ciriato.

O novo álbum

Atualmente o Doomsday Ceremony prepara o lançamento de “Black Heart”, seu segundo full lenght. Ele foi gravado no estúdio curitibano Avant Garde, do produtor Maiko Thomé, e teve a parte gráfica criada pelo estúdio Natureza Morta, do artista Anderson L.A. “Tivemos muitas dificuldades para conseguir um contrato que agradasse a todos, mas finalmente está tudo certo. Ele será lançado pela Cogumelo Records, espero que o mais rápido possível”, conta Ciriato.
De acordo com o guitarrista, “Black Heart” marca um passo a mais na carreira do grupo. “Esse álbum tem um caráter de evolução. Acredito que os bangers irão curtir muito!”, complementa.

Enquanto aguarda o lançamento de “Black Heart”, o Doomsday já está preparando o seu terceiro álbum, que deve ser lançado em 2014.

“I am”

Atualmente, a internet abre, para qualquer artista, a possibilidade de alcançar novos fãs em todo o mundo. Se baseando nessa perspectiva, a banda acaba de lançar o clipe da música “I Am”. Como os custos para a gravação de um vídeo profissional são altos, Ciriato resolveu encarar o desafio da produção. “Falei com a banda e me propus a fazer o clipe, se os membros me ajudassem a comprar os equipamentos necessários. Foi um grande investimento. Passei dias e noites estudando, aprendendo sobre filmagem, edição, efeitos etc”, explica. O resultado final foi o esperado, pois o clipe vem recebendo muitos elogios. “Foi uma grande recompensa ver que os fãs do Doomsday gostaram muito do resultado. Já estou me preparando para o próximo, fazendo o roteiro. Acredito que até o final do ano saia mais um!”, diz.

Enquanto batalham por um lugar ao sol, com as armas que possuem, o quinteto não se esquece do que, realmente, faz uma banda prosseguir, mesmo enfrentando tantas dificuldades. Ciriato faz questão de ressaltar o apoio que a banda tem recebido dos fãs durante esses mais de 13 anos de estrada. “O público é excelente! Tivemos muita retribuição nos últimos anos. Ver que os hellbangers cantam nossas músicas em coro em todos os shows é muito gratificante”, finaliza.

Confira o clipe da música “I am”.