O vocalista do Iron Maiden, Bruce Dickinson, concedeu uma entrevista em Paris para a rede britânica BBC falando sobre a sua paixão pela aviação. Ele estava na cidade para participar da Paris Air Show, representando uma empresa de manutenção de aeronaves.
A aviação é um dos grandes interesses do vocalista. Bruce possui licença para pilotar desde 1991 e já trabalhou nas companhias aéreas British World Airlines e na Astraeus. Além disso, Dickinson comanda o avião do Iron Maiden, batizado de Flight 666, nas viagens das turnês que o grupo faz pelo mundo.
No ano passado, ele montou, em parceria com o piloto Mario Fulgoni, a empresa de aviação Cardiff Aviation. A dupla adquiriu uma antiga instalação de manutenção da RAF, Força Aérea Britânica, em St Athan, perto de Cardiff no País de Gales. O local pode abrigar 20 aeronaves de fuselagem estreita e o hangar é grande o suficiente para receber um Boeing 767-300. Há também uma pista de 6.000 pés. Foram investidos 5 milhões de libras no projeto. Bruce também planeja ter no local um centro de treinamentos de pilotos.
Segundo Dickinson, a ideia da Cardiff Aviation é se tornar a fornecedora principal de alguma empresa de leasing de aeronaves. O vocalista estava em Paris, justamente, para discutir possíveis contratos com as companhias aéreas. “Ainda é cedo, mas o nosso plano de negócios é perfeitamente alcançável. Nós já estamos tendo lucro e não temos grandes dívidas”, afirmou.
A Cardiff Aviation emprega cerca de 80 pessoas. Com a expansão da companhia, esse número irá aumentar, consideravelmente.
A paixão pela engenharia
O primeiro show aéreo que Bruce assistiu foi aos cinco anos. Ele herdou o fascínio por aviões de seu pai, um engenheiro, e de seu tio que trabalhava para a RAF. “Não me peça para colocar uma prateleira, mas eu amo a engenharia”, brincou o vocalista.
Para aumentar o interesse das crianças pela engenharia, Dickinson acredita que os professores precisam ser mais inspiradores no ensino da profissão. “A engenharia estimula a mente. As crianças se cansam com facilidade. Elas precisam sair, sujar as mãos, fazer as coisas, desmontar, consertar. Quando as escolas puderem oferecer isso, teremos engenheiros para toda a vida”, analisou.
O vocalista acredita que, com o avanço da tecnologia, os pilotos estão perdendo cada vez mais espaço nas companhias. Segundo ele, os computadores fazem a maior parte do trabalho. “Você só precisa de um piloto no cockpit em caso de algo der errado. Ainda é uma emoção enorme para decolar e pousar. Mas quando você está em um avião, você está nas mãos dos engenheiros”, criticou.
O próximo voo de Bruce Dickinson para o Brasil será no mês de setembro. O Iron Maiden se apresenta nos dias 20 em São Paulo, 22 no Rock in Rio no Rio de Janeiro e 24 em Curitiba.
Veja o pouso do avião do Iron Maiden no Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, em 2008, e um panorama do que rolou no Paris Air Show 2013.
Deixar um comentário