Alice faz parte da nova geração de artistas que estão se destacando na capital paranaense

Sensibilidade, boas letras e uma abordagem existencial que permeia todas as canções.

É isso que os ouvintes vão encontrar no EP de estreia da cantora, instrumentista e compositora curitibana Mariposa Alice, “Por Trás dos Meus Olhos Existe Magia”.

O trabalho, lançado no dia 10 de janeiro, reúne três faixas autorais, no sentido mais puro da palavra, porque as letras refletem as experiências pessoais de Alice. “Eu escrevo sobre as coisas que estou vivendo, é isso que me inspira”, diz a jovem artista.

O EP “Por Trás dos Meus Olhos Existe Magia” está disponível para audição nas principais plataformas de música digital.

Capa do EP

Capa do EP “Por Trás dos Meus Olhos Existe Magia”

Talento que vem de casa

Mariposa Alice é filha do casal Felipe Sad (guitarrista do BAR e proprietário do Laje Estúdio) e Mari Freitas (baterista do BAR).

Justamente por viver em um ambiente repleto de cultura, proporcionado pelos pais, a jovem cresceu muito próxima do universo da música underground curitibana e de outras referências culturais.

Toda essa bagagem se reflete no EP “Por Trás dos Meus Olhos Existe Magia” (2024), gravado no Laje Estúdio, com produção do próprio Felipe Sad e capa criada pela artista gráfica Beatriz Warmling Pina.

O processo de criação das canções que integram o EP aconteceu em 2023 e durou seis meses.

O resultado dessa abordagem artística escolhida por Alice leva o ouvinte às sensações que eram tradicionalmente proporcionadas na audição dos LPs, quando a sequência das músicas acabava contando uma história específica, conforme o direcionamento que a banda ou o artista definiam.

Isso fica claro porque, no EP “Por Trás dos Meus Olhos Existe Magia”, as três faixas que fazem parte do trabalho estão nitidamente ligadas. “Eu quis colocar essas músicas nessa sequência porque, para mim, elas fazem muito sentido juntas”, explica a compositora.

Liricamente, as canções criadas por Alice abordam a beleza da existência humana, no sentido de valorizar cada momento vivenciado nesse mundo conturbado. “As letras são o mais importante para mim, por isso, a música é um meio que eu uso para compartilhar as coisas que pensei e vivi”, conta.

Na parte musical, as canções da compositora curitibana remetem ao movimento Tropicalista, principalmente aos Novos Baianos, mas também a pegada da Nova MPB que surgiu no Brasil a partir dos anos 1990, protagonizada por artistas que hoje estão consolidados, entre eles Lenine, Zeca Baleiro e Cássia Eller.

Nas gravações, Alice contou com as participações especiais da guitarrista e vocalista da banda curitibana Cigarras, Maria Paraguaya (castanholas em “O Ego do Homem”) e de Felipe Sad (baixo e efeitos em “Espiritualmente Eclético” e pandeiro e trompete em “Sequência Fibonacci”).

Além do EP “Por Trás dos Meus Olhos Existe Magia”, a discografia de Mariposa Alice também conta com os singles “Cadela” (2022), “Eu Lírico” (2023), “Tênia” (2023), “Mel (Ancolia)” (2023), “Eu Não Sou Ateu” (2024) e “Romance, Teatro” (2024).

Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar nesse link da campanha “Eu Apoio o Cwb Live”, que fica hospedada na plataforma Catarse.

Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias).

Inscreva-se no nosso canal no YouTube para assistir aos vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no Instagram e Facebook.