Texto: Marcos Anubis
Fotos: Divulgação
“Uma causa pra todos e todos por uma causa”. Essa frase resume bem o objetivo do festival online Live Aid Curitiba. O evento será realizado no dia 5 de junho, às 21h, e terá apresentações ao vivo e participações gravadas de mais de 30 artistas de todo o Brasil.
O evento está sendo organizado pelo professor de inglês Ricardo de Barros Alcantara Jr. e pelo músico Edinho Man. “Durante a pandemia, eu tenho ouvido muitas histórias de pessoas que estão precisando de ajuda. Então, me lembrei do Live Aid e tive a idea de fazer o mesmo, mas ajudando somente uma entidade”, diz Ricardo.
Durante o festival, por meio de um QR code, o público poderá fazer doações que serão encaminhadas diretamente para a
Associação Francisca de Educação ao Cidadão Especial (AFECE). A entidade tem mais de 50 anos de trabalho gratuito, oferecendo suporte a crianças, jovens e adultos que possuem algum tipo de deficiência intelectual.
Entre os artistas que participarão do festival estão Vlad Urban (Os Catalépticos, Sick Sick Sinners, Partigianos), Fabio Elias (Relespública), Luiz Ferreira (Orquestra Sem Fim, Maxixe Machine, Beijo AA Força, Ferryboat), Angelo Esmanhoto, Mutant Cox (Hillbilly Rawhide, Os Catalépticos, Sick Sick Sinners) e Dora Urban (Partigianos).
O festival também contará com performances poéticas e artísticas. Os shows serão transmitidos no YouTube por meio do canal Diário de Bordo e toda a renda será revertida para a AFECE. “Com essa parceria, nós temos a possibilidade de mostrar um pouco do nosso trabalho e arrecadar fundos para a manutenção das atividades gratuitas que oferecemos para as pessoas com deficiência em Curitiba. Certamente, a solidariedade de todos que vão participar do festival, tocando ou assistindo, fará toda a diferença”, diz o coordenador de mobilização de recursos da entidade, João Henrique Castilho.
Além de contribuir para uma causa nobre, o público também poderá participar do evento. Para isso, basta gravar um vídeo
falando sobre o tema “Declare o seu amor por Curitiba”. Os registros devem ter até dois minutos de duração e podem ser enviados para este endereço. Os vídeos serão exibidos durante a programação do festival.
O hino do festival é a música “Canção do confinamento”, composta pelo músico Marcelo Cloque.
O exemplo de um dos maiores festivais da história da música
O nome do festival foi inspirado no famoso show Live Aid, organizado em 1985 pelo músico, cantor e compositor irlandês Bob Geldof. Na época, as apresentações foram realizadas simultaneamente nos estádios de Wembley, em Londres, e JFK, na Filadélfia. O evento reuniu grandes nomes da música, entre eles, Queen, David Bowie, Sting e Dire Straits.
Sobre a AFECE
A AFECE foi criada em 1967 com o objetivo de prestar auxílio a pais que cuidam de filhos com deficiência intelectual e que não possuem os recursos financeiros e a instrução necessária para lidar com esse desafio.
A sede da instituição fica na Rua Paulo Turkiewicz, 316, no bairro do Tarumã. No local, são atendidas diariamente cerca de 225 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.
Atualmente, a fila de espera na AFECE conta com mais de 100 pessoas de todo o estado.
Assim, o Live Aid Curitiba é uma grande oportunidade para conhecer o trabalho da AFECE e ajudar a instituição. “Gratidão! Para que a gente possa seguir em frente com os nossos atendimentos, essa é a palavra que nós queremos registrar neste momento de tantas incertezas e queda das nossas receitas. Com essa parceria, esperamos seguir em frente com os nossos atendimentos”, diz João Henrique Castilho.
Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”).
Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias). Se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no Twitter, Instagram e Facebook.
Deixar um comentário