Texto: Marcos Anubis
Revisão: Pri Oliveira
Foto: Fernando Tolosa
A banda argentina Jinetes Fantasmas se apresenta na terceira noite do Psycho Carnival, no domingo (15/2). O grupo vem a Curitiba divulgar seu mais recente álbum “Dimension Psycho”, lançado em 2014.
O quarteto, formado em agosto de 2009, conta atualmente com Vena (vocal), Gabba (guitarra), Dr. Santónico (baixo) e Bronca (bateria). O quarteto tem cinco trabalhos lançados: “Psychobilly Underground” EP (2010), “Jinetes Fantasmas” CD (2010), “Brasil” EP (2011), “Terror, Sangre, Delirio” CD “2012” e “Dimension Psycho” CD (2014).
Será a terceira apresentação dos argentinos na história do Psycho Carnival, e a primeira com seu novo vocalista, Vena. “Para nós, o Psycho Carnival é muito importante. Ele nos ajudou a crescer e entender melhor as cenas do Psychobilly. Nele, nós podemos ver e conhecer bandas de todos os lugares do mundo. É um evento único, onde a amizade está acima de tudo”, afirma Gabba.
De acordo com o guitarrista, o festival foi e é um divisor de águas na carreira da banda. “No nosso último CD nós temos uma música chamada ‘Psycho Carnival’. Para nós, tocar pela primeira vez no festival, em 2011, significou um antes e um depois para o Jinetes Fantasmas”, complementa.
As apresentações da banda argentina foram em 2011 e 2012 e realmente parecem ter marcado a trajetória dos músicos. “As duas foram incríveis. O público sempre nos tratou muito bem, assim como a organização e todo o staff do evento. Conhecer pessoas amantes do Psychobilly como nós, na Argentina, não é algo comum. E o Carnival é um ambiente que nós não vivenciamos em nenhum outro lugar, é único e maravilhoso”, elogia.
A luta no underground
É comum, no Brasil, as bandas independentes encontrarem muitas dificuldades para mostrarem os seus trabalhos, devido à falta de dinheiro e apoio da mídia. Na Argentina, pelo visto, a situação não é diferente. “Aqui a cena Psychobilly é muito pequena. Existem poucas bandas, CDs e eventos nacionais. Nós temos uma cena Rockabilly, principalmente em Buenos Aires”, explica Gabba. “Existem dois selos que apoiam o estilo underground Psychobilly, Rockabilly e Surf Rock: o ATMC Records e o Scatter Records. Por sorte, o Jinetes Fantasmas conta com o apoio da ATMC, que lançou nossos últimos dois CDs. Eles sempre nos ajudam e nos motivam a seguir crescendo”, complementa.
Para a sua terceira apresentação na história do Psycho Carnival, o quarteto está montando um repertório especial, focado no mais novo trabalho do grupo, “Dimension Psycho”, mas que também passará pelos cinco anos de estrada da banda. “Estamos preparando um setlist ao estilo Jinetes Fantasmas, canções rápidas com um toque de Punk e Hardcore. Queremos que as pessoas se divirtam e possam conhecer músicas do nosso último CD e também algumas canções mais antigas”, conta.
Além da parte musical, a celebração da cultura psycho é um dos grandes atrativos do evento, não só para os fãs brasileiros, mas também para as bandas e o público que vêm de fora do país. “Esperamos vê-los no domingo (17), prontos para dançar e se divertir durante a noite toda. Seguramente nós levaremos um Fernet, quem já nos viu sabe do que falo (risos). Iremos com a melhor predisposição, prontos para desfrutar ao máximo do maior evento de Psychobilly de toda a América do Sul!”, finaliza Gabba.
O Jinetes Fantasmas se apresenta no Espaço Cult no dia 15 de fevereiro ao lado das bandas Drunk Demons, Mystery Trio, The Mullet Monster Mafia e The Ricochets. Ouça a canção/homenagem “Psycho Carnival”.
Deixar um comentário