living colour

O guitarrista Vernon Reid e o vocalista Corey Glover, mantendo a qualidade do começo da carreira (Foto – Reprodução Facebook Rock in Rio/Padilha)

 

O show da banda americana Living Colour nesta sexta-feira (13), primeiro dia do festival Rock in Rio, merecia uma atenção maior por parte dos organizadores. Escalado no Palco Sunset no dia mais pop do festival, o quarteto sofreu com o pouco público e a proximidade do show da cantora baiana Ivete Sangalo.

A banda entrou no palco ao som de um de seus maiores petardos, “Cult Of Personality”, clássico do seu álbum de estreia, “Vivid”, lançado em 1988. Na sequência, três músicas do mesmo disco, “Middle Man”, “Desperate People” e “Open Letter (To A Landlord)”.

Além da competência ímpar de todos os músicos, o vocal de Corey Glover, ainda com a mesma força do começo da carreira, e a técnica única do guitarrista Vernon Reid chamaram muito a atenção dos poucos, mas entusiasmados fãs que estavam na beira do palco.

A cantora africana Angelique Kidjo participou do show nas cinco últimas músicas, trazendo os ritmos africanos para a Cidade do Rock. O interessante foi ver a competência e a versatilidade musical dos instrumentistas do Living Colour. Mesmo interpretando um som totalmente fora do que estão acostumados, o trio fez a base perfeita para os vocais de Kidjo e Glover. Destaque para a música “Afirika”, onde Kidjo ensinou o refrão e pediu a participação do público, e para a cover de “Voodoo Child”, do mestre Jimi Hendrix, tocada em uma versão mais suingada.

“Glamour Boys” e a canção que encerrou a apresentação, “Solace Of You”, foram os destaques da apresentação, além da primeira música do setlist.

 

O pioneirismo do Living Colour

 

O grupo quebrou barreiras, nos anos 1980, sendo a primeira banda formada exclusivamente por afrodescendentes a se aventurar no mundo fechado do hard rock/heavy metal. Além do peso, o quarteto formado por Corey Glover no vocal, Vernon Reid na guitarra, Doug Wimbish no baixo e Willian Calhoun na bateria, incorporou influências como o funk e até a música latina em suas canções.

Como curiosidade, Glover participou do filme Platoon, lançado em 1986. Dirigido por Oliver Stone, a produção ganhou quatro prêmios Oscar, inclusive o de melhor filme.

A ideia do Palco Sunset, unir estilos diferentes em uma mesma apresentação, é interessante, porém, bandas como o Living Colour mereciam mais público e condições melhores para mostrar o seu trabalho.

Para a banda, que está trabalhando em um novo álbum de inédias com previsão de lançamento para o ano que vem, ficou a certeza de que ainda existe lenha a ser queimada e muita criatividade no ar.

Confira os clipes de duas músicas tocadas pelo grupo na apresentação, “Solace Of You” e “Cult Of Personality”.