lou5

Última foto de Lou Reed, tirada no dia 21, uma semana antes de sua morte (Foto – Reprodução/Facebook Lou Reed/ Jean Baptiste Mondino)

 

Um memorial dedicado ao cantor e compositor Lou Reed, que morreu no último domingo (27) em decorrência de complicações no fígado, está sendo organizado em uma capela em Newington Green, norte de Londres. O local é um ponto de encontro dos praticantes de uma espécie de religião chamada Unitário. O grupo busca o crescimento espiritual a partir de ações sociais e da educação.

A cerimônia, que deve ser realizada no próximo domingo (3), foi batizada como “Wake on the Wild Side” e terá a participação de músicos, artistas e fãs de Lou. Segundo o reverendo ateísta do Unitário, Andy Pakula, a influência de Reed na cultura moderna é significativa. “O mundo seria bem diferente sem Lou Reed. Há muitas pessoas que sentem a necessidade distinta de lhe dizer adeus. Este é um evento destinado a toda e qualquer pessoa cuja vida foi tocada por sua música e poesia, sejam eles antigos astros do rock, os jovens músicos ou apenas pessoas comuns”, declarou.

Algumas orientações estão sendo “sugeridas” às pessoas que participarão do memorial. Uma delas é “vestir-se de um jeito selvagem”, fazendo referência a um dos clássicos de Lou, a música “Walk on the Wild Side”.

 

Fundamentalismo religioso

 

O local onde Lou Reed será sepultado ainda não foi divulgado. Mesmo assim, uma igreja batista norte-americana anunciou que irá realizar um protesto no funeral do músico.

A Westboro Baptist Church é conhecida por fazer “manifestações” em funerais de artistas como o guitarrista do Slayer, Jeff Hanneman, falecido no último dia 2 de maio. “Lou Reed instruiu o pecado orgulhoso. Os demônios do inferno cantarão em seu ouvido pela eternidade”, publicou a igreja em seu perfil no Twitter.

Confira a homenagem a Lou Reed feita por Neil Young, Elvis Costello, My Morning Jacket e Jenny Lewis no show “Bridge School Benefit Concert”, que aconteceu no último domingo (27), dia da morte de Lou. Os músicos executaram a música “Oh! Sweet Nuthin”, do álbum “Loaded”, lançado pelo Velvet Underground em 1970.