Texto: Marcos Anubis
Fotos e revisão: Pri Oliveira
Não é todo dia que o público, em qualquer parte do Brasil, tem a oportunidade de assistir a três artistas do porte de Elba Ramalho, Alceu Valença e Geraldo Azevedo no mesmo palco. Em cartaz há mais de 20 anos, o show O Grande Encontro é um deleite para quem gosta da boa e velha música brasileira.
O espetáculo foi criado em 1995. Naquele ano, depois de uma apresentação beneficente de Alceu Valença, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho no Teatro Guararapes, em Recife, Geraldo sugeriu a Zé que o trio idealizasse um espetáculo. Luiz Melodia também participou daquela noite.
Inicialmente, Geraldo e Zé começaram a excursionar e, um ano depois, Alceu se juntou ao duo em um show no Canecão. Naquela mesma noite, Elba Ramalho estava assistindo ao show. Percebendo o potencial daquela união de talentos, o produtor Paulo TA sugeriu que eles excursionassem juntos. Estava criado O Grande Encontro. No ano seguinte, os quatro artistas lançaram um CD ao vivo que vendeu mais de um milhão de cópias.
Nessa sexta-feira (18), no Teatro Positivo, coube aos três artistas nordestinos a missão de trazer um pouco de calor para a gelada capital paranaense. O show começou ao som da magistral “Anunciação”, composição de Alceu Valença, com o trio entrando junto no palco.
O solo de guitarra da canção, gravada originalmente no álbum “Anjo Avesso” (1983), é um dos mais conhecidos da MPB e representa tudo que a música nordestina tem de melhor: melodia, ritmo, beleza e sensibilidade.
Nessa primeira parte, eles ainda cantaram “Caravana” (Geraldo Azevedo), “Me dá um beijo” (Alceu Valença) e “Sabiá” (Luiz Gonzaga), acompanhados por Marcos Arcanjo e Paulo Rafael (violões e guitarras), Ney Conceição (baixo), Meninão (sanfona), César Michiles (flauta), Anjo Caldas (percussão) e Cássio Cunha (bateria).
A partir desse momento, começaram as participações individuais. Assista a um vídeo do show.
Geraldo Azevedo
Dos três integrantes do espetáculo, Geraldo é o mais contido. Sua maneira de ser faz com que ele interprete as canções com beleza e poesia. Ele iniciou o set com “Papagaio do futuro/Coco das serras” e “Moça bonita”, todas com a participação de Alceu. Mesmo com serenidade no palco, Geraldo também sabe se valer do público para cantar com ele os grandes sucessos, como no momento mais marcante do bloco, a belíssima “Dia branco”.
Em “Bicho de sete cabeças”, Elba voltou ao palco para cantar uma das canções mais enigmáticas do repertório de Geraldo. Já no início, com um dueto de bandolim e violão tocado em tons graves, a tensão dos acordes e notas cria um clima soturno, bem diferente da maioria das canções compostas por ele que, geralmente, têm um ar mais festivo. O setlist ainda teve alguns outros sucessos, entre eles, “Dona da minha cabeça” e “Sétimo céu”. Assista a um vídeo do show.
Elba Ramalho
Antes de iniciar o seu set, Elba falou sobre a relação musical com Geraldo e disse ter orgulho por ser a cantora que mais gravou músicas compostas por ele. Juntos, eles interpretaram “Chorando e cantando” e “O princípio do prazer”.
Relembrando os tempos de Zé Ramalho no Grande Encontro, Elba empunhou o violão para cantar “Chão de giz”. Em “Ai que saudade d’ocê”, a cantora se ajoelhou no centro do palco para cantar à capela toda a letra da música. Ao terminar, ele foi aplaudida pelo público em pé.
Elba canta com a alma, e o público sente isso. O setlist ainda teve “Pra se aninhar” e, após o pot-pourri de “Na Base da chinela”, “Qui nem jiló” e “Eu só quero um xodó”, Elba encerrou a sua participação solo. Assista a um vídeo do show.
Alceu Valença
Apresentado por Elba como o “maluco beleza do Nordeste”, Alceu Valença entrou no palco para fazer jus ao carinhoso apelido. Ele iniciou o seu bloco cantando “Ciranda da rosa vermelha”, com a participação de Elba.
Na sequência, Alceu tocou”La belle de jour”, “Girassol” e “Coração Bobo”, contando com um coral entusiasmado do público. O cantor não para um momento sequer de se movimentar no palco, o que torna o show uma grande celebração com os fãs.
“Morena tropicana” foi o ponto alto, em que Alceu brincou com o público cantando e pedindo que a plateia respondesse. Depois, Elba e Geraldo voltaram ao palco para a parte final com “Táxi lunar”, “Pelas ruas que andei” e “Banho de cheiro”.
“Frevo mulher” encerrou a apresentação. Todo o espetáculo é conduzido com um alto astral contagiante. É impossível não entrar no clima de alegria que Elba Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença demonstram no decorrer do show. É nítido que todos eles se divertem no palco e sentem muito prazer por estarem fazendo a turnê juntos. Como cada um deles possui uma vasta coleção de sucessos e pérolas da MPB, nada mais justo do que chamar o projeto de O Grande Encontro.
Assista a um vídeo do show e confira também o nosso álbum de fotos da apresentação.
Deixar um comentário