Texto: Marcos Anubis
Revisão: Pri Oliveira
Fotos: Divulgação Ovos Presley - Pri Oliveira
Os curitibanos do Ovos Presley são um dos veteranos do Psycho Carnival. Nesta edição, que começa no dia 5 de fevereiro no Jokers Pub, a banda fará a sua 15ª participação em 17 anos de festival. Ademir (vocal), Wallace (guitarra e vocal), Nei (baixo) e Cidadão Rancor (bateria) estão desde 1993 ajudando a solidificar o Psychobilly curitibano e brasileiro.
Somente em duas ocasiões o Ovos Presley não esteve presente no festival. “Nós só não nos apresentamos em 2002, por motivos técnicos, e em 2014 porque o Wallace, nosso ‘Easy Rider’, quebrou a clavícula em um tombo de moto (risos)”, diz Nei.
17 anos mostrando a cena brasileira e mundial
Hoje o Psycho Carnival é conhecido em todo o mundo. Nos shows, sempre é comum encontrar fãs de outros países que desembarcam na capital paranaense exclusivamente para se divertir nos quatro dias shows.
Um dos grandes responsáveis por essa consolidação é o Ovos Presley, pois a banda ajudou a construir essa história que já beira os 20 anos. “Vimos o festival crescer e amadurecer. Tivemos e ainda temos a oportunidade de ver e dividir o palco com bandas lendárias do Psychobilly que nós ouvíamos desde quando éramos adolescentes. Acho que ninguém da banda ou aqueles que ainda estão na ativa na cena imaginam um Carnaval sem o festival. Isso já faz parte da nossa vida e nós vivemos isso intensamente”, afirma.
O mais recente álbum lançado pelo Ovos é “PsychoPunk‘a’BillyBoogie” (2014). O CD foi muito bem recebido e precedido de grande expectativa, afinal, o grupo tinha passado dez anos sem lançar um novo trabalho de músicas inéditas. O último havia sido “A Date With Ovos” (2004). “Cara, foi muito legal ver as pessoas adotando as nossas músicas e cantando em coro nos shows! Pra gente isso não tem preço!”, diz Nei.
A novidade é que nessa edição do Psycho Carnival a banda pretende relançar o “PsychoPunk‘a’BillyBoogie” em vinil. “Estamos ansiosos para ver o resultado do trabalho produzido por nosso amigo Alexandre Neves, da Neves Records. Será um picture 12’ com as mesmas 15 faixas do CD e alguns bônus ‘trashera’ escolhidos pelo próprio Alexandre”, revela.
2015, um ano a ser lembrado
Em 2015 a banda fez um dos melhores shows do Rock Carnival, evento que é realizado no estacionamento da Câmara Municipal de Curitiba, paralelamente ao Psycho Carnival. A apresentação se tornou ainda mais especial porque foi gratuita, reunindo assim pessoas das mais variadas tribos. “Para nós foi ótimo! Com certeza foi o nosso maior público até agora. Já tocamos com bandas de vários estilos e para públicos diversificados, mas ver todo aquele mundaréu de gente batendo cabeça foi foda! Quando subimos no palco, já depois do primeiro acorde, nós sentimos a vibe da galera e daí foi só deixar levar. Demais!”, diz.
No ano passado o quarteto curitibano também se apresentou no 3º Mongoloid Festival, que aconteceu em Belém, capital do Pará. A experiência ficou marcada como um dos grandes momentos da banda em seus 23 anos de trajetória. “Vixe! Resumindo em uma palavra: surreal! Para quatro piás pançudos daqui do sul, tocar em uma cidade totalmente diferente da nossa ‘fria’ Curitiba é uma experiência única”, conta Nei.
A mistura de estilos, tanto entre as bandas quanto entre o público, também chamou a atenção do grupo. “Foi uma loucura total! O festival aconteceu na beira da Baía do Guajará onde foram montados dois palcos. Um deles era um barco antigo ancorado e a galera do Hardcore ficava se quebrando ali. Ele começou sábado ao meio-dia e só foi terminar na madrugada de domingo, com um mix de gente de vários estilos ao som de Psychobilly, Surf, Punk, Hardcore, Grindcore e Lambada. Sim, eu disse Lambada! Imagine uma garota com a camiseta do Rattus ou do Dead Kennedys pogando no show do Ovos e logo depois dançando uma Lambada no show do Figueroas, que fechou a noite. Éééégua! Belém é uma cidade fantástica!”, relembra.
Prestes a participar mais uma vez do Psycho Carnival, o Ovos Presley não faz planos para 2016. A banda sempre procurou abraçar as oportunidades e seguir o seu caminho sem programar os seus passos. A única “meta” do Ovos é procurar tocar em alguns festivais fora de Curitiba, além dos shows na capital paranaense.
Um novo álbum também pode estar em pauta.“Temos algumas músicas que ainda não foram gravadas, como: ‘Minha Prostituta Preferida’ e ‘A Casa Mal Assombrada’, entre outras que estão perdidas por aí e mais algumas letras do Ademir para serem musicadas. Pretendemos gravar e espero que seja neste ano (risos)”, conta.
O crescimento do Psycho Carnival e a abertura para outros públicos
Além de abrir espaço para bandas locais, o festival curitibano é famoso por trazer grandes atrações internacionais. Nesta edição, a grande expectativa dos fãs é a de assistir ao show do Guana Batz, um dos grupos mais importante da cena. “O festival sempre surpreende e a cada ano que passa ele fica melhor. Há anos que muita gente espera a vinda do Guana Batz e isso agora se tornou realidade. Eu estarei na primeira fila para ver esse show histórico”, afirma Nei.
Nei e seus colegas de banda também esperam ver outros grupos nos quatro dias de festival. “Também esperamos rever bandas que há algum tempo não aparecem por aqui, como o Cenobites. Temos muita expectativa para ver os shows do Meantraitors, do The Frogs e do Surf Rats. O legal de tudo isso é que vamos rever um monte de amigos que não vemos a muito tempo”, diz.
Outra característica que tem se intensificado nos últimos anos é o fato do Psycho Carnival atrair muitas pessoas que não são da cena Psycho. Ele se tornou uma excelente alternativa para o público que não se encaixa no padrão brasileiro de “Samba, suor e cerveja” que domina o país nessa época.
Na visão de Nei, esse crescimento não altera a essência do evento. “Não podemos ficar fechados apenas ao público Psychobilly e afins. O festival ao longo dos anos foi atraindo uma miscelânea de pessoas e estilos que vêm de todas as partes do Brasil e do mundo para ver suas bandas favoritas com o intuito de se divertir ou apenas mostrar seus cabelos e roupas bonitas (risos). As bandas que tocam no festival só têm a ganhar. É por isso que o Psycho Carnival se tornou o que é hoje”, finaliza Nei.
O 17º Psycho Carnival começa no próximo dia 5 no Jokers Pub. Os ingressos podem ser adquiridos no site da Ticket Brasil.
Ovos é muito foda! Já garantimos nossos ingressos e vamos pra cima!!!!!!!!!!!!!!!