Texto: marcos Anubis
Revisão: Pri Oliveira
Foto: Reprodução/Facebook Scott Weiland

scot

O ex-vocalista do Stone Temple Pilots e do Velvet Revolver, Scott Weiland, foi encontrado morto na noite dessa quinta-feira (3) nos Estados Unidos. O corpo foi achado às 21h, horário americano, no ônibus que servia a turnê que o cantor estava fazendo com sua atual banda, o Wildabouts.

Informações iniciais dão conta de que a morte aconteceu durante uma parada que o ônibus fez na cidade de Bloomington, Minnesota. O grupo se apresentaria na noite dessa quinta no Medina Entertainment Center na cidade de Medina. O vocalista faleceu enquanto dormia, mas a causa da morte ainda não foi revelada.

Um grande talento e uma carreira conturbada

Com o Stone Temple Pilots, Weiland conheceu o sucesso logo com seu disco de estreia, “Core” (1992). O carro-chefe do CD foi a música “Plush”, que estourou nas rádios em todo o mundo. A partir daí o cantor teve uma carreira conturbada que envolveu prisões por porte de drogas, internamentos em clínicas de reabilitação e cancelamentos de turnês em função de seu vício em heroína.

Ele permaneceu no STP até o seu fim, em 2003, e nesse mesmo ano se juntou ao Velvet Revolver, grupo montado por Slash, Matt Sorum e Duff (ex-Guns N’ Roses). Com o Velvet, Weiland gravou dois álbuns: o excelente “Contraband” (2004) e “Libertad” (2007). Em 2008 ele saiu do Velvet e voltou ao Stone Temple Pilots, onde ficou até 2013.

Durante sua carreira, Scott também lançou três álbuns solo: “12 Bar Blues” (1998), “Happy In Galoshes” (2008) e “The Most Wonderful Time of the Year” (2011). Seu ultimo trabalho foi “Blaster”, ao lado dos Wildabouts. O CD saiu em março de 2015. Weiland também deixou a sua trajetória registrada na biografia “Not Dead & Not for Sale: A Memoir” escrita pelo próprio vocalista e pelo jornalista David Ritz.

Um comunicado foi publicado na página do vocalista confirmando a morte e pedindo privacidade para a família. Weiland tinha um grande histórico de luta contra a dependência química. Ele tinha 48 anos de idade e deixa sua esposa, Jamie Wachtel, e dois filhos de um relacionamento anterior.