Texto: Marcos Anubis
Fotos: Pri Oliveira
Nos últimos anos, o trio The Mullet Monster Mafia se consolidou como o maior nome da Surf Music brasileira. Ratificando esse crescimento, a banda de Piracicaba está lançando nesta sexta-feira (7) o 7º trabalho de estúdio em dez anos de trajetória artística. “I.N.F.E.R.N.O.” retrata as influências de Ed Lobo (guitarra), Neto Verniz (baixo) e Neri Emiliano (bateria) de maneira bem abrangente.
Afinal, o som do Mullet não é composto só pela melodia da Surf Music. O punch do grupo é violento, com referências de bandas até do Heavy Metal e suas ramificações, como o Slayer e o Suicidal Tendencies. “Estamos muito felizes! O ‘I.N.F.E.R.N.O.’ é o nosso primeiro full lenght porque, desde que montamos a banda, em 2009, só tínhamos lançado EP’s, splits e 7′. Nós nunca fizemos um álbum, então a atenção foi redobrada porque, como somos uma banda instrumental, existe toda uma preocupação em não soar repetitivo, não usar a mesma fórmula e em criar uma dinâmica para que a audição possa fluir naturalmente”, explica Neri.
As 13 faixas do CD foram gravadas no Lab Sound Studios, em Piracicaba, com produção de Rodrigo Bigga em conjunto com a própria banda. A engenharia de som ficou a cargo de Max Matta. A capa foi criada pelo artista plástico francês Paskal Millet e também faz parte do conceito que a banda criou para o CD. “A ideia era representar o álbum como um todo, contar uma história por meio de uma ilustração, já que encaramos esse disco como uma parada de certa maneira ‘conceitual’. É um CD que traz o som porrada, intenso, alto, agressivo, mas também tem um lado melódico forte. Tiramos um pouco o drive das guitarras e carregamos no reverb com a intenção de solidificar todas as influências que atingem diretamente as nossas músicas”, diz.
“I.N.F.E.R.N.O.” está disponível nas plataformas de música digital, como o Deezer, o Spotify e o YouTube Music, mas também será lançado em vinil 12″ na América do Sul, pela gravadora Neves Records, e na Europa, em CD, pela Orleone Records.
Tour europeia
Para divulgar o lançamento do novo álbum, o grupo embarca no mês que vem para realizar uma tour na Europa que será composta por mais de 40 shows e passará por aproximadamente 12 países, entre eles, a Alemanha e a Itália. “No começo, a intenção era promover o disco, fazer mais uma tour, mas as coisas começaram a tomar uma proporção doida. Vamos passar pela primeira por alguns lugares como a Eslováquia, a Irlanda e a Hungria. Além disso, voltaremos a tocar em países como a Suíça, a Holanda e a Bélgica. Vai ser massa pegar a pista e mostrar as novas borrachadas pra turma!”, conta.
Um dos shows da turnê será ainda mais especial, pois acontecerá no festival espanhol Psychobilly Meeting, o mais importante evento de Psychobilly do mundo. Anualmente, a organização do festival dedica a programação de uma das noites para homenagear um país específico.
Dessa vez, como o Mullet e os curitibanos do Hillbilly Rawhide estariam em tour na Europa, surgiu a possibilidade de fazer a noite do Brasil. “Só que faltava gente para integrar o time, então, a turma lá pediu o Sick Sick Sinners e Os Catalépticos. Montamos uma força tarefa cabulosa que envolve uma logística doida para tornar isso possível e acabou rolando essa noite, que é um marco para a nossa cena como um todo. No meio do processo, a produção sugeriu fazer uma noite em homenagem ao Psycho Carnival, já que o festival é um dos mais antigos do mundo. Como não podia ser diferente, aceitamos a homenagem e fechou a barca de forma histórica”, explica.
Na prática, a homenagem dos espanhóis é um grande ato de reconhecimento ao trabalho das bandas de Psychobilly e Surf Music brasileiras. “Pra gente é inexplicável fazer parte disso, poder cruzar o mundo, estar no maior festival de Psychobilly do mundo representando a nossa cena como um todo, nossas bandas, nossos festivais, nossos shows, nossos lançamentos e principalmente todos os nossos amigos que sempre se fizeram presentes e construíram essa história. Essa noite no Psychobilly Meeting é uma homenagem direta a cada um dos nossos amigos, parças, brothers, trutas, sistas e toda a turma que sempre colou nos eventos, que escreveu a história da nossa cena com suor e se fazendo presente. Nós estaremos lá levando cada um dos nossos amigos com a gente!”, finaliza Neri.
Ouça o álbum “I.N.F.E.R.N.O.” na íntegra.
Deixar um comentário