Texto: Marcos Anubis
Fotos e revisão: Pri Oliveira

nuno mindelis

O guitarrista angolano/brasileiro Nuno Mindelis começou o show com “I’m Back”, de Luther Allison, seguida por “Te na ne na nu”, de Slim Harpo. Na sequência, Nuno apresentou, pela primeira vez, algumas canções, como “Mona ki ngi xica”, que devem fazer parte de seu novo projeto: um CD de Blues cantado em kimbundu, um dialeto falado em Angola.

Ao vivo, as canções funcionaram muito bem. Como disse Nuno, na entrevista que concedeu ao Cwb Live, que você pode ler neste link, o kimbundu soa quase tão bem quanto o inglês.   Nuno impressiona pela variedade de levadas do Blues que ele consegue incorporar e transpor para uma maneira pessoal de tocar. Ele é capaz de navegar do tradicional Blues de Chicago até batidas mais Shuffle com a mesma maestria.

O repertório do show refletiu muito bem essa versatilidade, com músicas completamente diferentes entre si, como “Texas bound” e “They call me the beast”. Nos shows, Nuno Mindelis consegue capturar a essência fundamental do Blues, mas também sabe levar o estilo para perto do público. A prova disso é a forma carinhosa com que as pessoas sempre recebem a música do guitarrista em suas apresentações. No encerramento do show, Nuno foi para o meio do público tocar “Nbiri nbiri (Birim birim)”, versão para o original de Ngola Ritmos.

Você pode ler neste link a cobertura completa do show.

Nuno Mindelis - Festival BB Seguros de Blues e Jazz - Museu Oscar Niemeyer - 26/5/2018