Texto: Marcos Anubis
Fotos: Pri Oliveira




Nessa sexta-feira (11), o trio curitibano Motorbastards anunciou algumas mudanças importantes que terão impacto imediato na trajetória artística da banda. A partir de agora, o grupo passa a se chamar Carttada e trabalhará exclusivamente com material autoral.

Além de adotar a nova nomenclatura, a banda também assinou um contrato com a gravadora RTR Records, da Sérvia. Com isso, o grupo vai relançar os álbuns “We Are Bastards” (2019) e “Divisão Rock’n’roll” (2015). A RTR também deve agendar uma turnê de divulgação na Europa e nos Estados Unidos, em 2021, dependendo de como estiver a situação da pandemia em todo o mundo.

Carlão (baixo e vocal), Aly Fioren (guitarra) e Antonio Death (bateria) montaram o Motorbastards em 2009. Nos setlists dos shows, além de composições próprias, o grupo sempre funcionou paralelamente como uma banda tributo ao Motörhead.

O trio curitibano, inclusive, organizou um festival para homenagear a banda inglesa. Batizado de Motörhead Day, o evento teve três edições até hoje. A mais recente foi em 2019, no Tork’n’roll, e contou com a presença do baterista do Motörhead, Mikkey Dee, que tocou três músicas no palco com o Motorbastards. Relembre neste link como foi a nossa cobertura do Motörhead Day.

Agora, depois de 11 anos de estrada, o grupo estava praticamente decidido a encerrar as atividades, mas o contato com a RTR mudou todo esse cenário.”Nós estamos bem confiantes! Encontramos uma luz no fim do túnel porque a banda estava para acabar. Então, surgiu essa aposta de alguém de fora do país, que acreditou no nosso potencial e na nossa música e abriu uma porta. Nós estamos aproveitando a oportunidade. Vamos trabalhar duro para colocar a Carttada entre as grandes!”, explica Carlão.

Dessa maneira, com o interesse da gravadora e depois de muita reflexão, eles resolveram apostar em um novo rumo para a banda. “Nós já estávamos querendo fazer algumas mudanças e, com a paralisação das atividades, essas ideias ficaram mais claras. A mudança é proposital para deixar pra trás a ‘identidade’ de uma banda cover de Motörhead e começar uma nova história. Além disso, também serve para não correr riscos com ações por causa da marca Motörhead”, explica Carlão.




Aposta no autoral

O novo nome foi escolhido justamente porque tem a ver com o estilo de vida do grupo. “O nome Carttada veio em um insight de um amigo e achamos que era o melhor entre todos os que tínhamos pensado naquele momento. Ele tem um apelo significativo na pronúncia e na forma de escrever e ler. É curto, direto, e continua com a essência da jogatina, da festa e do Rock’n’roll!”, diz.

A mudança de rumo acontece apenas três meses após o lançamento do álbum “We Are Bastards” que, ao lado de “Divisão Rock’n’roll” (2015), são os dois CDs autorais do grupo.

Para marcar esse recomeço da banda, os dois álbuns serão relançados pela RTR já com o novo nome do grupo e com uma identidade visual remodelada. O primeiro será o mais recente, “We Are Bastards”, que deve sair ainda em 2020 nos Estados Unidos e será o cartão de visitas do Carttada no mercado mundial. “Ainda não temos a confirmação das datas, mas ele será lançado nas plataformas de música digital, em CD e em vinil”, revela.

No ano que vem, dependendo da liberação de shows por causa da pandemia, o grupo também deve fazer uma turnê de divulgação na Europa e, na sequência, no Brasil e na América Latina.

Com 11 anos de história e ainda muita lenha para queimar, os integrantes do Carttada estão apostando tudo nessa retomada. “Um novo ciclo se inicia e estamos muito animados! Se não fosse por isso, a banda fatalmente acabaria. Precisávamos de uma injeção de ânimo para continuar! O caminho ainda é longo e vamos em frente!”, finaliza Carlão.

Assista ao vídeo de “Overkill”, gravado ao vivo no show do Motorbastards com o baterista Mikkey Dee, no Motörhead Day 2019. Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”).

Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias). Se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no TwitterInstagram e Facebook.