Texto: Marcos Anubis
Foto: Pri Oliveira




Desde o início de 2020, a pandemia do novo COVID-19 vem afetando toda a sociedade. Na área cultural, o impacto foi gigantesco porque, com o cancelamento dos eventos públicos, muitos profissionais ficaram sem uma opção de renda fixa.

Assim, as pessoas que trabalham nos bastidores dos eventos, montando e mantendo o funcionamento de toda a estrutura dos shows (técnicos de som e de luz, roadies e carregadores, entre outros), estão passando por sérias dificuldades financeiras.

Para tentar minimizar essa situação, os próprios profissionais vêm buscando alternativas para enfrentar esse período difícil e inesperado.

Uma dessas iniciativas é o movimento #SalveAGraxa, criado pelo grupo “Família Camisa Preta” para ajudar os profissionais que trabalham nos bastidores de bandas e eventos de Curitiba e região. “O movimento surgiu porque ficamos sem renda. Mais ou menos 80% dos profissionais técnicos de eventos são freelancer, então, fomos os primeiros a parar e não temos previsão de volta”, explica o presidente do Família Camisa Preta, Lauro Oliveira. “A maioria está passando por momento delicado. A incerteza da volta e os poucos recursos que tínhamos já estão acabando. Na verdade, para alguns, essa reserva já acabou”, complementa.

Sensibilizados com a situação, algumas bandas curitibanas vêm tentando ajudar esses profissionais que, durante todo o ano, sempre estão ao lado dos artistas, trabalhando para que todos os shows aconteçam de maneira perfeita.

Nesta quinta-feira (25), às 20h, é a vez do grupo curitibano Motorocker, um dos grandes nomes do Rock paranaense, que fará uma live no Tork’n’roll em prol da FCP. “Nós tínhamos armado essa live para o nosso público, mas como o Motorocker sempre teve essa preocupação com as causas sociais, nós resolvemos também ajudar esse pessoal”, diz o vocalista do Motorocker, Marcelus dos Santos.

O objetivo do show virtual é arrecadar alimentos, produtos de limpeza e de higiene, em prol do movimento. Também estarão disponíveis alguns links para que as pessoas façam doações. A transmissão será realizada no canal do Motorocker no YouTube.

Na verdade, esse apoio das bandas nada mais é do que um reconhecimento da importância desses trabalhadores para que os shows aconteçam da maneira que foi planejada. “Para nós, eles são primordiais porque, sem, esse pessoal, os shows não acontecem! Sem essa turma, não tem luz, não tem cabeamento, não tem nada! Não é possível fazer um show sem esses profissionais!”, afirma Marcelus.

Com a iniciativa de apoio das próprias bandas, o movimento espera que a situação seja, ao menos, amenizada. “A live do Motorocker ajuda muito nesse momento. Desde já, fica o nosso agradecimento pela iniciativa, por doarem o tempo e talento deles em prol do #SalveAGraxa. Também fica aqui o meu convite para todos que assistam, divulguem e contribuam. Salve a malária, salve a Graxa Cwb, salve a Família Camisa Preta , salve o Motorocker. Juntos somos mais fortes! Muito obrigado ao Motorocker!”, agradece Lauro.

Os alimentos, produtos de limpeza e de higiene podem ser doados em horário comercial na Live Curitiba (Av. República Argentina, 4044, Portão). As doações em dinheiro podem ser realizadas na plataforma Vakinha. A casa estará fechada e todos os protocolos de segurança serão seguidos.







Por |2020-08-13T12:58:17-03:00junho 24th, 2020|Agenda, Entrevistas|0 Comentários

Sobre o Autor:

Jornalista pós-graduado em Produção e Avaliação de Conteúdos para Mídias Digitais. Acredito que a música pode realmente mudar a vida das pessoas, por isso trato o jornalismo cultural/musical com extrema seriedade. A missão do jornalista é buscar a informação e levá-la até o seu leitor. É isso que procuro fazer com o meu trabalho.

Deixar um comentário