No próximo dia 30 de outubro, às 19h no Traffô Espaço de Eventos, em São Paulo, acontecerá um reencontro esperado pelo rock nacional desde 2007. Nasi e Edgard Scandurra, ex-vocalista e guitarrista do Ira!, respectivamente, celebrarão a retomada de sua amizade em um show beneficente que visa arrecadar fundos para a NANE, uma escola sediada em São Paulo que cuida de crianças com dificuldades diversas de aprendizagem.
A reaproximação entre os dois velhos amigos e parceiros aconteceu no último mês de maio, por iniciativa de Nasi. “Eu liguei para o Scandurra no começo do ano para restabelecer contato com ele. Fui muito bem recebido, conversamos, colocamos muita coisa em dia e, no meio da conversa, fiquei sabendo que ele faria esse show beneficente na escola onde o filho dele estuda”, conta o vocalista.
O show, que estava sendo organizado por Scandurra, acabou sendo o empurrão que faltava para revitalizar uma relação que estava estremecida desde o fim da banda. “De pronto me coloquei a disposição. Meses depois ele ligou me convidando, assim como fez com outros artistas, e eu aceitei com o maior prazer”, relembra. Além da dupla, o vocalista do RPM, Paulo Ricardo, e o compositor, cantor e poeta Arnaldo Antunes participarão do evento.
A apresentação é pontual e terá seu repertório baseado nas composições do Ira!. Porém, quando recebeu o convite pra o evento organizado por Scandurra, Nasi deixou no ar a possibilidade de o guitarrista retribuir a parceria em outro show. “No momento em que ele me convidou para esse show beneficente, eu também deixei aberto o convite para uma futura apresentação minha. Vamos ver agendas e, com certeza, isso virá a acontecer um dia. Quem sabe, também possamos pensar em participações em gravações ou discos um do outro. Tudo é possível, sim. O importante é que agora as portas estão abertas”, diz.
Possibilidade da volta do Ira!
O Ira! chegou ao fim em 2007. Depois de 27 anos juntos, o quarteto encerrou a sua trajetória em meio a brigas que praticamente minaram as chances de uma volta. Diante desse cenário, a amizade entre Nasi e Scandurra também foi duramente atingida.
Nesse contexto, a principal notícia dessa retomada de relacionamento é que as desavenças e animosidades parecem ter ficado para trás. “Fazem parte do passado. O mais importante de tudo é que o nosso histórico de convivência, desde os 15 anos de idade, não foi abalado. Tivemos diferenças, brigamos, mas agora aparamos nossas arestas. Uma grande amizade como a nossa não acaba. O futuro, quem sabe”, conta.
Juntos desde o começo do Ira!, a dupla imortalizou músicas como “Dias de luta” e “Envelheço na cidade” e álbuns como “Vivendo e Não Aprendendo” (1986) e “Psicoacústica” (1988). Segundo o vocalista, uma possível reunião do grupo, no futuro, ainda não está em questão, mas não está descartada. “Esse assunto não está em pauta. Mas, se antes não havia chance alguma, agora existe uma mínima chance de conversa”, finaliza Nasi.
Puxa, que felicidade ver estes dois de boas! Imagino se eles ressucitarem a Banda IRA!, seria perfeito! Estou muito feliz, Parabens ao Nasi pela iniciativa, parabéns ao Edgard por aceitar o contato! :)
[…] Ficaram de fora o baixista Gaspa e o baterista André Jung. O Cwb Live entrevistou Edgard e Nasi, logo que a possível reunião da banda foi anunciada, em outubro do ano passado. Clique nos nomes […]