DSC04626

Autoramas, da esquerda para a direita, Bacalhau , Flávia e Gabriel (Foto – Divulgação/Autoramas)

 

A banda carioca Autoramas se apresenta hoje no John Bull, em Curitiba. A abertura será do Fabulous Bandits, de Londrina. Criado em 1998, a formação atual do grupo tem Gabriel (guitarra e vocal), Flávia (baixo e vocal) e Bacalhau (bateria). O trio acaba de voltar da Europa, onde fez a sua 10° turnê pelo velho continente. A recepção dos europeus, segundo a banda, vem sendo mais calorosa a cada viagem. “É melhor a cada vez que vamos. Mais gente nos shows, mais estrutura, ou seja, sempre um progresso. O público é sempre maravilhoso, dança muito, os caras se esbaldam total, é um barato, assim como no Brasil”, conta Gabriel.

O grupo está comemorando 15 anos de estrada. Como, cada vez mais a música comercial toma conta da mídia tradicional, sobreviver todo esse tempo no underground do rock nacional não é uma tarefa fácil. “O Autoramas tem uma carreira e isso é o legal. Hoje, o que mede o sucesso do artista é exatamente conseguir uma carreira profissional. Estamos aí, firmes e fortes, durando esse tempo todo”, diz o guitarrista.

Para celebrar a data, o grupo planejou uma turnê comemorativa. Tendo como referência o filme “Django Unchained”, do diretor Quentin Tarantino, a ideia dos produtores da tour era convidar uma banda da cena independente brasileira que fizesse um som original e “diferente” das tendências atuais. Foi aí que o sexteto londrinense entrou na jogada. “Tocamos no Rock In Rio e logo depois começou a turnê ‘Jagermeister Unchained Tour’ com essa grande banda que é o Fabulous Bandits. Está sendo muito bom com todos os shows lotados e a combinação entre as bandas está funcionando muito bem”, analisa.

 

Novos lançamentos

 

O trio está preparando o lançamento do DVD “Autoramas Internacional”, que retrata as aventuras do grupo em suas turnês fora do país. “Chega no estoque da Coqueiro Verde, (gravadora da banda), ainda nessa semana! Deu muito trabalho pra fazer e o resultado está muito melhor do que a nossa expectativa. O DVD mostra cenas de nossas turnês pelo mundo, por 15 países, com filmagens desde 2008”.

O mais recente álbum do Autoramas, “Música Crocante”, foi lançado 2011. Após dois anos sem um registro fonográfico, Gabriel revela que a banda já está pensando em um novo disco de inéditas. “Temos várias coisas compostas, muitas ideias, mas como a gente não para, ainda não tivemos tempo para ensaiar e formatar tudo. Mas, na hora certa, vai rolar!”

 

A importância de Curitiba na história do trio

 

A relação do Autoramas com a cidade de Curitiba vem desde o Little Quail and the Mad Birds, banda que conseguiu algum destaque no cenário underground dos anos 1990 e que tinha Gabriel como seu vocalista e guitarrista. “Na época do Little Quail, nós gravamos dois clipes em Curitiba. Um foi o de ‘Essa Menina’, que conta com nosso herói Fabio Elias em uma participação romântica. O outro foi a animação de ‘Berma Is a Monster’. Ambos tiveram a direção do grande Marco Filippe. Dá pra ver tudo no Youtube”, relembra.

Gabriel ressalta que o Autoramas tem muitos amigos na capital paranaense, fruto dos 15 anos de estrada que estão sendo comemorados neste ano. Um dos momentos mais marcantes do trio em suas passagens por Curitiba foi o show ao lado de um dos maiores nomes do rock alternativo mundial em todos os tempos. “Minha lembrança especial é de quando tocamos com o Pixies, pela primeira vez, no Curitiba Rock Festival. Depois disso tocamos mais duas vezes com eles, inclusive no Festival Primavera Sound, em Barcelona”, revela.

Na apresentação de hoje, a banda vai escrever mais um capítulo nessa relação antiga com a cidade. O público certamente vai ter o que um show de rock and roll precisa: diversão. “Tocaremos nossas melhores músicas. Esperamos que haja muita energia e que todo mundo saia satisfeito, tendo se divertido bastante”, finaliza Gabriel.

As apresentações começam às 22h. Os ingressos custam R$ 15 e podem ser adquiridos no local. O John Bull fica na Rua Mateus Leme, 2204.

Confira as músicas “A 300 Km” e Abstrai, do show que o Autoramas fez ao lado do Barão Vermelho, no último mês de março, no Teatro Positivo.