Morreu na manhã deste sábado, às 6h30, o produtor musical e fundador da gravadora Som Livre, João Araújo. Ele faleceu em casa após sofrer um infarto. Araújo, que tinha 78 anos, era o pai do cantor e compositor Cazuza.
O empresário e produtor lançou artistas como Caetano Veloso, Djavan, Gilberto Gil, Novos Baianos e Lulu Santos. Em novembro de 2007, ele recebeu o Grammy de Contribuição à Música (Life Achievement), na categoria produtor.
Apesar de ter descoberto inúmeros grandes artistas brasileiros, João não era imune a erros. Em 1962, por exemplo, ao ouvir o cantor Roberto Carlos, Araújo sentenciou que ele jamais faria sucesso. O próprio Barão Vermelho, banda do filho Cazuza, demorou a ter o seu aval. O diretor artístico da Som Livre, Guto Graça Mello, o convenceu a contratar o grupo usando o argumento de que seria constrangedor ver o Barão estourar em outra gravadora.
Em sua página no Facebook, o cantor, compositor e músico Djavan expressou o seu sentimento pela perda de um dos responsáveis pelo sucesso de sua carreira. “João Araújo foi como um pai para mim. Foi por causa dele que tudo aconteceu. Ele previu para mim um futuro que ninguém imaginava na época, nem eu mesmo. Foi com a ajuda dele que eu trouxe a minha família de Alagoas e arrumei o meu primeiro emprego na boate Number One. Estou triste. João foi muito generoso e especial comigo. Sentirei imensamente a sua falta” , disse.
O velório acontece a partir das 12h deste sábado, no cemitério São João Batista, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. O enterro está marcado para 17h no jazigo da família no mesmo local.
Cazuza holográfico
A morte do pai de Cazuza acontece no dia em que o filho será homenageado com um grande show que será realizado no Parque da Juventude, em São Paulo. O espetáculo “Volta Cazuza” terá duas horas de duração e contará com um trecho de 20 minutos onde será usada uma holografia do artista, morto em 1990.
A expectativa dos organizadores é de que 40 mil pessoas assistam ao show. A homenagem começa às 21h e terá a participação de amigos e parceiros de Cazuza, entre eles os membros do Barão Vermelho, Gal Costa, Paulo Ricardo e Kid Abelha. A banda base do espetáculo conta com George Israel (saxofonista do Kid Abelha), Nilo Romero (produtor musical de Cazuza e do show), Arnaldo Brandão, Leoni, Rogerio Meanda (guitarrista da banda de Cazuza) e Guto Goffi (baterista do Barão Vermelho).
O evento terá transmissão ao vivo pela internet, no site www.voltacazuza.com.br, e pelo canal 1 da GVT HD TV.
Confira o trailer do espetáculo “Volta Cazuza” e o processo de criação da holografia.
Deixar um comentário