Texto: Marcos Anubis
Fofo: Reprodução site Led Zeppelin

knebworth79_promo_field1

Desde 2014 o Led Zeppelin vem enfrentando uma disputa judicial envolvendo uma de suas mais famosas músicas. O processo foi movido por representantes do ex-guitarrista da banda Spirit, Randy Wolfe. Eles alegam que a introdução de “Stairway to Heaven”, do álbum “Led Zeppelin IV” (1971), foi copiada da canção “Taurus”, lançada pelo Spirit em seu álbum homônimo, de 1968.

Michael Skidmore, um administrador do espólio de Wolfe, afirmam que esse trecho da canção é um plágio do Spirit. Entre 1968 e 1970 os dois grupos fizeram alguns shows juntos.

Segundo a Agência Reuters, no último mês de fevereiro, o caso foi movido para uma corte federal na Califórnia, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, o advogado do Led Zeppelin pediu ao juiz federal Gary Klausner que decidisse em favor da banda sem que o caso fosse a julgamento.

O pedido não surtiu efeito. Na última sexta-feira (8), Klausner decidiu que as duas canções eram “parecidas o suficiente para garantir uma audição em frente ao júri”. Em seu veredito, Klausner afirmou que os representantes de Wolfe não conseguiram mostrar que “Stairway to Heaven” e “Taurus” eram extremamente similares.

Mostrando conhecimento de teoria musical, o juiz ainda disse que ambas as músicas usaram uma progressão de quatro acordes comum, afirmando que “as similaridades aqui transcendem esta estrutura”. Segundo ele, as introduções das duas músicas, com a linha de baixo descendente, “foram tocadas na mesma tonalidade, repetidas duas vezes e separadas por uma breve ponte”.

O julgamento foi marcado para o dia 10 de maio em Los Angeles. Ouça as duas canções e tire as suas conclusões.