Texto: Marcos Anubis
Fotos: Divulgação



A banda inglesa The Mission anunciou, nesta segunda-feira (10), que vai lançar uma regravação da canção “Tower of strength”, um dos clássicos do grupo. O download digital estará disponível no dia 28 de agosto, já o vinil 12″ e o CD, que serão lançados na cor dourada, saem no dia 2 de outubro.

A nova versão, batizada de “ReMission International – TOS2020”, conta com a participação de vários artistas e todos os lucros serão disponibilizados para instituições de caridade em todo o mundo que estão na linha de frente no combate à pandemia. Os beneficiários podem ser escolhidos pelas pessoas que comprarem o material.

Entre os músicos que participaram da regravação estão o baixista Andy Rourke (ex- The Smiths), os guitarristas Billy Duffy (The Cult), Jay Aston (Gene Loves Jezebel) e Martin Gore (Depeche Mode), e os bateristas Budgie (ex-Siouxie and The Banshees) e Lol Tolhurst (ex-The Cure).

“Tower of strength” faz parte do álbum “Children” (1988), o segundo trabalho da discografia do The Mission. A faixa já está em pré-venda e pode ser adquirida neste link. Em 2014, o The Mission se apresentou no Espaço Cult, em Curitiba. Relembre neste link como foi a nossa cobertura do show.



“Ajudem-nos a ajudar os outros”

Existem várias opções de pacotes disponíveis e, além da compra, as pessoas também podem doar o valor que quiserem. “Quando a pandemia começou, as pessoas me perguntavam por que nós não regravávamos a ‘Tower of strength’ para os trabalhadores da linha de frente. Aparentemente, a música tinha sido adotada como um hino por alguns trabalhadores do NHS (o Serviço Nacional de Saúde da Inglaterra) e isso fez com que eu pensasse em uma maneira de contribuir neste momento sem precedentes. E a única coisa com a qual eu poderia realmente contribuir é a música. Então, em conjunto com o meu bom amigo Michael Ciravolo, tive a ideia de gravar uma nova versão da ‘Tower of strength’, contando com a ajuda de amigos músicos e conhecidos”, explica Wayne.

Dois remixes da faixa ficaram a cargo do músico dinamarquês Trentemøller e do músico Albie Mischenzingerzen. Todo o restante da produção foi do próprio Wayne em parceria com Tim Palmer, que também fez a mixagem da música.

Aparentemente, a banda resolveu mudar o nome da música para “ReMission International – TOS2020” justamente para que os royalties fossem dedicados exclusivamente para as instituições de caridade. “Normalmente, eu detesto coisas que são feitas por caridade que também são auto-servidoras, mas inventei um plano que satisfazia a minha consciência. Falei com os meus colegas do Mission que co-escreveram a música e concordamos em desistir de qualquer rendimento gerado pela nova versão para instituições de caridade nomeadas, incluindo os royalties mecânicos, das performance e de 100 % de qualquer receita levantada pelas vendas. A ‘TOS2020’ foi renomeada para desviar fundos da versão original e todas as instituições de caridade serão nomeadas pelas pessoas envolvidas na sua gravação e lançamento. Como as contribuições musicais são globais, a nossa ideia é de que os lucros sejam divididos e distribuídos igualmente entre todos os beneficiários”, conta.

Todas as versões de “Tower of strength” estarão disponíveis para audição nas plataformas de streaming, mas a banda pede que os fãs comprem o single para ajudar os profissionais de saúde que estão enfrentando esse gigantesco desafio. “Peço que todos ajudem essa causa comprando pelo menos o pacote digital que custa 2.99 libras (R$ 7,08 na cotação do dia 10 de agosto). Não é muito, não é? Pelo preço de um café, você receberá todas as cinco versões. Vamos lá, ajudem-nos a ajudar os outros”, finaliza Wayne.