Texto e fotos: Marcos Anubis

Apresentação na casa de shows paulista Paris 6 Burlesque marcou a volta oficial da banda



Vinte anos depois, a banda curitibana Sr. Banana está oficialmente de volta. Nessa quarta-feira (15), na casa de shows Paris 6 Burlesque, em São Paulo, o grupo fez a primeira apresentação após retomar suas atividades, em 2017.

Anteriormente, o grupo tinha feito um show especial no lançamento do livro “Uma Fina Camada de Gelo – O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba”. Dessa apresentação no Jokers, em setembro de 2017, nasceu a vontade de retomar uma trajetória que foi interrompida há mais de duas décadas, por inúmeros motivos.

Assim que a notícia do retorno foi divulgada, a banda rapidamente foi contatada pela gigante Sony Music e fechou um novo contrato. A partir daí, o grupo partiu para a gravação de quatro singles inéditos com o produtor Mister Jam, em São Paulo (“Não vá”, “Olhos verdes”, “Pura confusão” e “Feriado”). Também serão disponibilizadas algumas regravações de canções do primeiro álbum da banda, auto-intitulado e lançado em 1995. A primeira será “Dignidade”, que deverá ser lançada pela Sony no dia 7 de setembro.

A escolha de Mister Jam (um dos mais respeitados produtores brasileiros na atualidade) para ajudar a criar uma nova roupagem para o som da banda mostra muita visão de mercado. O resultado da parceria já começou a ser apresentado em maio, com o lançamento do clipe/single “Não vá”, que já passou da marca de um milhão de views no YouTube. Jam, inclusive, estava na plateia para acompanhar a estreia dos pupilos.

Eduardo Pizatto (vocal), Gabriel Teixeira e Gui Vianna (guitarras, violões e vocais), Bruno Balainha (baixo e backing vocal), Fabiano Neves (percussão) e Lúcio Trombini (bateria) iniciaram o show com “E vem o sol”. Na sequência, o grupo tocou “Feriado”, “Chega de mentiras” e “Olhos verdes”. O repertório do show contou com todas as músicas gravadas nessa nova fase, além dos sucessos da banda, entre elas, “Tenho que te ver”, “Argamassa” e “Dignidade”.

A grande novidade na formação da banda é Gui Vianna, que é filho do baterista Lúcio Trombini. Com a recente entrada do novo integrante, Eduardo ficou mais livre para se dedicar quase que exclusivamente aos vocais.

Quem vê o Sr. Banana ao vivo pela primeira vez não imagina que a banda passou tanto tempo parada. Todos os integrantes são músicos experientes que já fazem parte da cena curitibana há muitos anos. Mesmo o mais jovem deles, Gui Vianna, já acumula um currículo respeitável. Ele é o guitarrista da banda do cantor Rogério Cordoni, que faz um tributo a Elvis Presley.

Um dos momentos mais marcantes do show foi a belíssima “Bashô”, uma parceria com a cantora e compositora Alice Ruiz. No arranjo feito pelo grupo, Gabriel interpreta a letra de forma magistral, com muita sensibilidade. Na sequência, a banda tocou “Não vá”, primeira música lançada após o retorno e que já se tomou uma espécie se cartão de visitas dessa nova fase do grupo.

Em seguida, a cantora Francinne e o cantor e compositor venezuelano Labarca se juntaram à banda para cantar “Pura confusão”, novo single do grupo que será lançado em outubro. “A música é uma verdadeira festa e tem uma vibe muito gostosa. Ela cola na cabeça, tem uma energia incrível!”, diz Francinne. “Ela é uma mistura de Reggae com Reggaeton, com uma letra em português e espanhol. Eu sei que logo ela se tornará um sucesso em todo o Brasil”, complementa Labarca que, inclusive, tem uma história de vida muito forte.

Há dois anos, o venezuelano resolveu sair do seu país natal para tentar a sorte no Brasil. A decisão foi tomada após a deterioração dos serviços básicos na Venezuela. O filho de Labarca tem autismo e epilepsia e, como os remédios sumiram das farmácias venezuelanas, ele tomou a difícil decisão de mudar de país justamente para cuidar da saúde do menino.



A parceria com o produtor Mister Jam

As músicas que foram gravadas nessa primeira fase da volta do grupo são composições que já têm mais de 20 anos. Mesmo assim, é impressionante perceber que elas soam atuais. Isso se deve à qualidade das composições, mas também, como a própria banda faz questão de ressaltar, ao trabalho do produtor nesse processo de rejuvenescimento das canções.

Jam já trabalhou com vários artistas brasileiros de sucesso, entre eles, Ivete Sangalo, Wanessa, Michel Teló, Latino e Jota Quest. “O Fabiano (Neves, percussionista do Sr. Banana) entrou em contato comigo dizendo que eu tinha sido indicado pelo Victor Kelly (manager da Universal Music) para fazer uma produção para eles porque eu teria uma pegada de uma sonoridade que eles estavam buscando. O que me chamou muito a atenção na proposta foi o fato de eu conseguir colocar a mão em uma banda que veio dos anos 1990, pegar esse tipo de Pop e reinventar para uma coisa atual. Cada música que o Fabiano me mandava parecia um hit novo e isso começou a me instigar. Eu entendi a proposta sonora deles, porque somos todos da mesma faixa etária. Eu lembro muito bem deles nos anos 1990 e acho que merecem uma nova chance. Foi muito gratificante receber esse convite”, diz Mister jam.

Essa foi a primeira vez que Jam ouviu ao vivo as canções produzidas por ele em parceria com a banda e, ao que parece, o resultado compensou todo o trabalho. “Ouvir ao vivo uma obra que você desenvolveu em estúdio é muito emocionante, é como ver o seu filho nascer. Você fica esperando cada acorde, cada virada de bateria, cada nuance da guitarra. Foi sensacional, preencheu cada expectativa que eu tinha. O som que o Sr. Banana está fazendo é o som que uma banda Pop atual precisa ter. Eu estou muito orgulhoso!”, finaliza o produtor.

Musicalmente, o Sr. Banana une algumas características bem distintas. Essencialmente, a banda é Pop, mas cada um dos músicos possui uma marca bem pessoal. Ao vivo, é fácil notar que o grupo está se divertindo em cima do palco. O fator principal é que todos os integrantes demonstram ter a consciência de que a oportunidade de retomar um caminho que foi interrompido de uma forma tão inesperada é um grande presente que eles estão recebendo.

Com Francinne, Labarca e Mister Jam se juntando à banda no palco, uma versão para “Vamos fugir”, de Gilberto Gil, encerrou a apresentação. “Foi uma estreia, com a natural responsabilidade que isto acarreta: executar as músicas da melhor maneira, perceber a ordem das músicas no setlist, a troca de instrumentos, o funcionamento dos equipamentos e da tecnologia, o design gráfico das animações sincronizadas no painel de LED, ou seja, é uma gestão de diversos fatores de um show musical de alto padrão pela primeira vez. Isso tudo traz uma carga diferente, mas muito satisfatória, pois além de músicos, nós somos empreendedores”, finaliza o percussionista Fabiano Neves.

O Sr. Banana se apresenta no dia 20 de setembro, no Hard Rock Café, em Curitiba, e no dia 16 de outubro no Z Festival, que será realizado na Pedreira Paulo Leminski, também na capital paranaense. Confira os vídeos das músicas “Pura confusão” e “Bashô”, gravadas ao vivo no show no Paris 6 Burlesque.

Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”).

Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias). Se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no TwitterInstagram e Facebook.