Texto: Marcos Anubis
Fotos: Pri Oliveira




Na quinta-feira (24), às 20h30, a banda curitibana Cigarras lançará o clipe e o single “Paranoia de fumo”. Para marcar a estreia do vídeo, o grupo fará uma live no Instagram, tocando ao vivo e conversando com os fãs.

Aliás, o release divulgado pela banda para promover o vídeo, que foi criado pelo baixista da banda Cavernoso Viñon, Leonardo Lotowski, já dá uma ideia do que vem por aí. “Na calada noite a maluca sou eu. Eles & elas passam em revista meu folhetim marginal, publica um semanário mental eu ouço vozes. Todas as que consigo imaginar”, diz o texto.

As imagens do clipe foram captadas de maneira remota nesse período de quarentena, com cada integrante registrando o material nas próprias casas. “Nós estamos muito empolgadas! Fui muito massa gravar em casa e perceber que a gente consegue fazer dessa maneira!”, diz a baterista das Cigarras, Babi Age.

A produção foi do músico e diretor Nei Rodrigues (Machete Produções), com desenhos dos cartunistas e ilustradores Christiano Carstensen Neto e Fabio Vermelho.

O single “Paranoia de fumo” foi composto durante a quarentena e a banda não fez nenhum ensaio antes de gravar. “A Paraguaya (guitarrista e vocalista das Cigarras) mandou a guia com a letra e a melodia e nós fizemos as nossas partes instrumentais. Eu gravei a bateria com a ajuda do meu amigo Leonardo Magno Sampaio e as meninas gravaram em casa, com os próprios celulares, de maneira bem roots”, explica Babi.

A mixagem foi do vocalista do Escambau, Yan Lemos, e a masterização foi do músico e produtor Renato Ximú, do estúdio Old Black Records. A partir do sábado (26), o clipe “Paranoia de fumo” estará disponível no YouTube e o single poderá ser ouvido nas principais plataformas de música digital.




Rock de rua

Tais D’Albuquerque (guitarra), Rubia Oliveira (baixo), e a vocalista Kassandra, que se mudou para a Alemanha logo depois, formaram as Cigarras em 2017. Logo em seguida, a banda se consolidou com as entradas de Babi Age (bateria) e Maria Paraguaya (vocal e guitarra).

Apesar de ter apenas três anos de vida, o grupo carrega uma bagagem musical gigantesca porque todas as integrantes das Cigarras fazem ou já fizeram parte de várias bandas importantes no underground curitibano. Nessa lista, estão o Escambau, o Rabo de Galo, o The Shorts e o Wi-Fi Kills.

Em março, em parceria com a Zoom Discos, o grupo lançou o EP de estreia, em vinil 7″. Autointitulado, ele conta com cinco faixas autorais: “Horizontal”, “Bicho morto”, “Sexy cola”, “Fritando na Trajano” e “Xurumen”. O EP mostra um som direto, sujo e cheio de energia. Na visão da própria banda, as Cigarras fazem um “Rock de rua”.

Em fevereiro de 2020, as Cigarras fizeram parte da programação do tradicional festival curitibano Psycho Carnival, um dos principais eventos de Psychobilly do mundo. A apresentação aconteceu na Gibiteca de Curitiba.

Assista ao vídeo de “Whisky on the Rock”, gravado ao vivo no show das Cigarras na edição deste ano do Psycho Carnival, e ouça o EP “Cigarras” (2020).

Aproveite para assinar o Cwb Live, pagando a quantia que você achar justa. É só clicar no link da plataforma Catarse que está abaixo (campanha “Eu Apoio o Cwb Live”).

Assim, você ajuda o site a se manter na ativa, fazendo um jornalismo independente e com conteúdos exclusivos (entrevistas em texto e vídeo, coberturas de shows, fotos, vídeos e matérias). Se inscreva no nosso canal no YouTube para assistir vídeos de shows e entrevistas exclusivas e siga as nossas redes sociais no TwitterInstagram e Facebook.