Paradise-Lost-show-Curitiba-2014-Music-Hall

Paradise Lost brindou os fãs com músicas de toda a carreira (Foto – Marcos Anubis/Cwb Live)

 

Em um mundo onde a grande maioria das bandas são clones, cópias de outros grupos, ver ao vivo umas das maiores referências do heavy/gothic/doom metal se torna um momento único na vida de qualquer fã do estilo. O show do quinteto inglês Paradise Lost, que aconteceu na última sexta-feira (11) no Music Hall em Curitiba, foi uma dessas ocasiões onde é possível ver a história sendo escrita.

O show, que faz parte da turnê “Tragic Illusion”, comemorativa aos 25 anos do Paradise Lost, começou com “Mortals Watch The Day”, do álbum “Shades Of God”, lançado em 199. Desde o início a iluminação do palco era mínima, ressaltando ainda mais o som obscuro e os climas soturnos das canções do grupo.

O setlist do show visitou toda a trajetória de mais de duas décadas da banda. Destaque para “Gothic”, “Tragic Idol”, “One Second” e principalmente “Enchanted”, do clássico “Draconian Times” (1995), que foi ovacionada pelo público. “Nas profundezas agarro as correntes. Luto enquanto as águas vencem, mas tudo que eu preciso é de um simples lembrete. Observo a formação. Luto até ganhar a batalha. Tudo que eu preciso é de um simples lembrete”, diz a letra. Esse respeito pela canção e pelo álbum é justificável, pois o disco praticamente definiu o “som” do Paradise Lost e é, até hoje, considerado uma das obras-primas do estilo.

 

Paradise-Lost-show-Curitiba-2014-Music-Hall

Nick Holmes comandou o show do Paradise Lost (Foto – Marcos Anubis/Cwb Live)

 

A história

 

O Paradise Lost surgiu em 1988, na cidade de Halifax na Inglaterra. A formação atual do grupo tem Nick Holmes no vocal, Gregor Mackintosh e Aaron Aedy nas guitarras, Steve Edmondson no baixo e Adrian Erlandsson na bateria. Ao longo dos anos a banda foi se consolidando como um dos maiores expoentes do heavy/gothic/doom metal, mesclando guitarras com afinações baixas e graves à teclados soturnos que criam sempre um clima sombrio embaixo das melodias. A discografia do quinteto traz alguns álbuns essenciais como “Gothic” (1991) e “Icon” (1993), além do já citado “Draconian Times” (1995).

“Over The Madness” encerrou a apresentação, com a banda se despedindo rapidamente e se retirando para os camarins. O público sentiu falta de algumas músicas que foram pedidas com insistência durante o show, entre elas “Shades Of God”, “Forever Failure” e “Walk Away”, versão que o Paradise fez para a canção do Sisters Of Mercy. Nada que ofuscasse a performance do grupo.

Na noite deste sábado (12) a banda se apresentou em São Paulo e hoje toca em Buenos Aires, na Argentina. Se as palavras do vocalista Nick Holmes forem cumpridas, a capital paranaense pode passar a fazer parte das passagens da banda pela América do Sul. “É nossa primeira vez em Curitiba, muito obrigado. Esperamos ver vocês em breve”, disse o cantor.

Confira três vídeos do show: “Enchanted”, “Gothic” e “Faith Divide Us, Death Unites Us”.