Texto: Marcos Anubis
Fotos: Divulgação

A saga em quadrinhos “Semblant: Blood Chronicles”, da banda curitibana Semblant, será lançada no dia 20 de julho pela editora DarkSide Books, uma das mais tradicionais e respeitadas do cenário literário brasileiro. Com texto e roteiro assinados pelo vocalista da Semblant, Sergio Mazul, e pelo artista André Meister, que também criou as ilustrações, o HQ vem gerando muita expectativa.

Afinal, essa será a primeira vez que uma banda de Metal brasileira ingressará no mundo dos quadrinhos com um lançamento desta magnitude. “Para qualquer banda, é um grande passo ter uma saga inteira em quadrinhos sendo publicada. Criar um universo tão vasto a partir de nossas letras, para fãs de Metal e quadrinhos como o André e eu somos, fluiu naturalmente e atingiu uma proporção enorme. A edição está absolutamente linda, com toda a qualidade e primor gráfico típicos da editora DarkSide, que lançou cinebiografias e clássicos no Brasil com a melhor qualidade do mundo: ‘Dracula’, ‘Frankenstein’, ‘O Médico e o Monstro’, ‘Lovecraft’, ‘Sexta-feira 13’ e tantos outros ícones do horror e da literatura fantástica“, conta Sergio Mazul.

Sombras, sangue e Heavy Metal

“Semblant: Blood Chronicles” conta três histórias: um caçador em fuga após um vampiro arrancar toda a família de sua vida, o conto de um herói mascarado em busca de sua identidade, e a saga de um regente apaixonado em busca da glória de seu povo. Uma tríade sanguinária repleta de magia e ancestralidade.

O projeto surgiu como um presente da Semblant para os fãs da banda. Porém, a história em quadrinhos acabou se tornando a semente de um universo gigantesco, com vampiros necromantes, assombrações, guerra entre tribos de caçadores e a ameaça de entropia de uma entidade que não deveria existir.

A arte do HQ foi criada de forma a ressoar com as músicas nas quais ela foi inspirada, com referências à ilustração dos discos de Metal e às histórias em quadrinhos da revista francesa Métal Hurlant. A obra celebra a adolescência e paixão dos autores pelo horror gótico e pelas subculturas brasileiras e ratifica o respeito que a DarkSide tem pelo terror em suas diversas formas.

Mais do que um um HQ, o livro pretende levar o leitor a um mergulho no universo do Metal e dos quadrinhos. “Nessa obra, reunimos uma mistura das pinceladas agressivas com a música intensa do Heavy Metal em um conto de horror e ação que leva a humanidade ao seu limite. Fizemos uma história com significado profundo, intenso, que trará o leitor a uma experiência nunca antes vista ao ler as páginas enquanto escuta a música que inspirou a obra. É um projeto que reúne fãs de Heavy Metal, quadrinhos e games, pensando especialmente na paixão nutrida pelo público Brasileiro“, explica André.

Em março, a Semblant lançou o álbum “Obscura”, com assinatura do selo italiano Frontiers Records. Esse é o 5º trabalho de estúdio do grupo curitibano, entre EPs e CDs. Os anteriores são os EPs “Behold The Real Semblant” (2008), “Sleepless” (2009) e “Behind The Mask” (2011), e os álbuns “Last Night of Mortality” (2010) e “Lunar Manifesto” (2014). O grupo já tinha agendado inclusive uma turnê pela Europa ainda em 2020, que obviamente precisou ser adiada por causa da pandemia do COVID-19.

Os interessados já podem adquirir o livro “Semblant: Blood Chronicles” na pré-venda pelo site da DarkSide Books. Nessa compra antecipada, no valor de R$ 64,90, o HQ vem com um pôster autografado que apresenta uma arte exclusiva da obra.