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Banda tocou três de seus mais importantes álbuns, na íntegra (Foto – Marcos Anubis/Cwb Live)

 

O show da banda britânica Yes, que aco teceu nessa terça-feira (21), no Teatro Guaíra, em Curitiba, levou os fãs ao que existe de mais puro e mágico dentro da música. O grupo executou, na íntegra, três de seus mais representativos álbuns: “The Yes Album” de 1971, “Close To The Edge” de 1972 e “Going For The One” de 1977.

O show, que faz parte da turnê batizada de “Spring Tour 2013”, teve início com um vídeo mostrando os discos citados, fotos da banda e imagens de publicações em revistas e jornais da época de lançamento de cada um dos álbuns. Os músicos entraram no palco ao som de “Close to the edge”. A equalização do som estava perfeita. Era possível sentir o peso do baixo e da bateria mesmo nas últimas fileiras do teatro.

Na segunda música, “And you and i”, o multi-instrumentista Steve Howe trocou a guitarra pela slide guitar, uma versão do instrumento que é construída deitada em uma mesa e tocada com um slide, uma espécie de dedal de aço. Nesse momento, por mais fã que qualquer um dos presentes no teatro fosse, era impossível não começar a prestar atenção na versatilidade de Howe, ao vivo. O senso melódico que o músico tem, variando solos e bases limpas e criativas, impressiona. Howe é um mago dos timbres. A variedade de sons com texturas diferentes que ele consegue tirar das várias guitarras usadas durante a apresentação parecia não ter fim.

A quantidade de instrumentos usados pelos músicos também impressionou o público. Em “Awaken”, por exemplo, Chris Squire tocou com um contrabaixo de três braços sendo uma guitarra, um baixo de quatro e um de cinco cordas. O tecladista Geoff Downes, por sua vez, usou durante todo o show, simplesmente nove teclados e sintetizadores quase que simultaneamente.

Em “Clap”toda a banda se retirou do palco, deixando Howe acompanhado apenas de seu violão e das palmas da plateia. “I’ve seen all good people” foi um dos pontos altos da apresentação, por conta da participação dos fãs.

Foram poucos os momentos em que os músicos se comunicaram com o público. As canções foram tocadas quase sem intervalo, intercaladas apenas pelos aplausos do público.

Depois de “Perpetual change” a banda se retirou do palco por alguns instantes e, na volta para o bis, Howe apresentou os integrantes. Para encerrar uma grande noite, “Roundabout”, do álbum “Fragile”, de 1971.

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Steve Howe, um dos mais completos músicos da história do rock (Foto – Marcos Anubis/Cwb Live)

Técnica e magia

Formado em 1968 por Jon Anderson no vocal, Chris Squire no baixo, Tony Kaye nos teclados, Peter Banks na guitarra e Bill Bruford na bateria, o Yes tem 38 álbuns lançados em 45 anos de estrada. Um dos grandes shows da carreira do grupo foi no primeiro Rock in Rio, em 1985 no Rio de Janeiro. A música “Owner of a lonely heart”, inclusive, foi incluída do LP oficial do festival.

A formação atual do Yes tem Steve Howe na guitarra, Chris Squire no baixo, Alan White na bateria, Geoff Downes nos teclados e Jon Davison nos vocais.

Os climas criados pelo grupo nos trabalhos de estúdio e executados, quase que fielmente ao vivo, transcendem a parte musical. Todos os músicos são exímios instrumentistas, mas sabem usar a sua técnica em prol da canção que estão executando.

As melodias vocais criadas pelo quinteto também impressionam por serem construídas em cima de bases complexas, afinal, a execução das músicas da banda exige um nível de concentração muito alto, pelas variações de ritmos, tons e andamentos.

Outro destaque foi vocalista Jon Davison, que está na banda desde 2010. Mesmo cantando em um tom altíssimo, ele não perdeu a afinação em nenhum momento durante as quase três horas de show.

O espetáculo também foi uma aula de como uma boa produção visual pode enriquecer uma apresentação. Um grande telão posicionado atrás do palco exibiu, durante todo o show, imagens que intensificavam o clima das músicas.

A mini turnê do grupo pelo Brasil continua nos próximos dias. De Curitiba, o Yes segue para shows em São Paulo amanhã e na próxima sexta-feira, no Rio de Janeiro no sábado e em Porto Alegre no domingo.

Assista ao começo do show do Yes. A produção do grupo liberou apenas nove minutos de gravação para os profissionais de imprensa.